Arroz com Brócolis

Estou super feliz com o retorno dos amigos com elogios, incentivos, críticas e sugestões.

A Pat já até fez o Tomatinho. Adorei saber!

Bom, mas vamos ao principal: a receita do dia.

Quem me conhece um pouco mais sabe da minha paixão pelo arroz. Faço questão de comer sempre, tanto no almoço quanto no jantar.

No dia-a-dia, eu costumo comer arroz integral, mas gosto de quase todos os tipos de arroz, desde que seja bem preparado. (Inclusive vou pedir para minha mãe postar a receita dela um dia. Não tem nada a ver com esse arroz integral duro e seco que se come em muitos restaurantes.)

Hoje vou dar uma receita super simples, mas eu adoro: arroz com brócolis. Afinal, essa foi a sugestão de acompanhamento para a receita anterior.

INGREDIENTES:

Arroz pronto;
Brócolis;
Alho;
Azeite extra virgem;
Sal.

MODO DE PREPARO:

Fazer o arroz branco temperado da maneira convencional e com o toque pessoal de cada um. Apesar de eu ser fã de um arroz empapado de vez em quando, no caso da receita, é melhor que o arroz fique soltinho.

Para preparar o brócolis, descartar a parte dura do talo e utilizar a parte macia, as folhas e a flor. Lavar bem.

Colocar água para ferver e adicionar uma pitada de sal. Jogar o brócolis na água fervente e deixar até que o verde fique realçado, um verde escuro bem bonito. Não deixe passar do ponto, senão vai ficar amarelado. Se desejar garantir a conservação da cor, retire-o da água quente e jogue-o na água fria, dando um choque térmico.

Confesso que eu já uso direto, sem passar na água fria.

Após esse processo, picar bem o brócolis – agora pré-cozido – em pedacinhos bem pequenos.

Ralar o alho.

Ligar a frigideira em fogo médio, colocar um bom fio de azeite e jogar o alho.

Em seguida, acrescentar o brócolis picado, misturando com o alho. Nesse momento, aumentar um pouco o fogo.

Acrescentar sal a gosto.

Por fim, adicionar o arroz, misturar bem e desligar.

Agora é só comer junto com os camarões, lula e legumes na chapa!

Bon appetit!

DICAS:

1) A técnica de dar o choque térmico no alimento que foi passado em água fervente é conhecida como branqueamento: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1224346-16022,00-CONHECA+O+PROCESSO+QUE+CONSERVA+ALIMENTOS+POR+ATE+SEIS+MESES.html.

2) Caso você goste muito de azeite, não exagere na quantidade na hora de refogar o brócolis. Coloque apenas o suficiente para o processo e acrescente mais antes de desligar a panela. Dessa forma, o azeite sofre menos aquecimento, conservando suas propriedades.

3) A quantidade de brócolis vai depender da quantidade de arroz e da coloração que se quer dar a ele. Quanto maior a quantidade de brócolis e quanto menor ele for picado, mais verdinho o arroz. Para quem preferir, seguindo essa dica, o arroz ficará muito mais verde do que o da foto.

4) Procure misturar apenas a quantidade aproximada de arroz que será consumida, pois o arroz branco que sobrar pode ser aproveitado em outra refeição.

2 comentários em “Arroz com Brócolis

Deixe um comentário