Tapioquinha

Como prometido, hoje vou passar a receita da Tapioquinha.
Antes de tudo, é preciso preparar os ingredientes. Eu costumo comprá-los na Feira do Guará.
Existe uma barraca na Feira do Guará que vende a goma de tapioca, mas já ouvi dizer que na asa norte existe um lugar que vende uma goma boa, mas ainda não sei bem onde é.
Antes eu evitava comprar a goma de tapioca porque é um produto que azeda muito rápido. Assim, eu sempre comprava uma quantidade maior do que conseguia consumir antes que ela se perdesse. 
Resolvi fazer um teste que deu certo: congelar a goma. Dessa forma, no dia em que eu a compro, faço a separação em potes, de acordo com a quantidade que pretendo utilizar a cada dia. Congelo também o leite de coco e o coco ralado, como na foto:

Como gosto de comer tapioquinha no café-da-manhã, eu tiro os potinhos do congelador uma hora antes de fazê-la ou transfiro para a geladeira na noite anterior. Não percebi diferença no gosto da goma após o processo de congelamento.

Vamos à receita:


INGREDIENTES:
– Goma de tapioca
– Leite de coco natural adoçado a gosto
– Coco fresco ralado

UTENSÍLIOS:
– Frigideira
– Espátula
– Aro para Tapioca
– Colher

MODO DE PREPARO:

Ligar a frigideira com o aro de fazer tapioca no fogo baixo.

Com uma colher, fazer uma camada de goma de tapioca no fundo aro.

Em seguida, fazer uma camada de coco fresco ralado.

Para finalizar o “sanduíche” de tapioca, acrescentar mais uma camada de goma.

Com a ajuda da colher ou da espátula, retirar o aro e virar a tapioca, tomando cuidado para não quebrá-la.

Deixar assar por mais uns dois minutos ou até ficar na consistência de sua preferência, sem deixar queimar. Se deixar menos tempo, ela fica mais macia, se deixar mais tempo, ela fica mais crocante.

Retirar da frigideira, colocar no prato, regá-la com o leite de coco e enfeitar.

DICAS:

a) Para fazer o leite de coco natural, descascar o coco seco, deixando só a polpa. Em seguida, cortar em pedaços e bater no liquidificador com 3 copos de água quase fervente. Por fim, coá-lo em uma peneira, apertando para extrair bem o leite. Para preparar o leite para a tapioca, levá-lo ao fogo em uma panela, acrescentar açúcar mascavo a gosto e aquecer apenas o suficiente para o açúcar derreter, preferencialmente, não deixando-o ferver. Outra forma de fazer o leite é seguindo os passos desse site: leite de coco caseiro . Da forma como ele explica, o leite fica mais grosso e melhor para outras receitas, mas a forma como faço  é mais rápida, fácil e o leite fica bom para a Tapioquinha.

b) Tanto o coco inteiro descascado como o coco fresco ralado podem ser comprados na mesma barraca que vende goma na Feira do Guará. Sai mais caro do que comprar o coco seco e ralá-lo, mas é bem prático.

c) Para quem não quiser fazer o leite de coco, uma opção é fazer uma caldinha de açúcar mascavo e adicionar o coco ralado (fresco ou seco), fazendo um doce de coco molhadinho. Com isso, esse doce pode ser usado para rechear a tapioca, substituindo o leite de coco. Eu, particularmente, acho a receita original mais suave para se comer no café-da-manhã. O doce fica marrom por causa do açúcar mascavo:

d) Outros recheios podem ser usados na Tapioquinha, tais como goiabada, geléia de frutas vermelhas e queijo (muzzarela, queijo de minas fresco ou queijo coalho).

e) O aro também pode ser comprado em algumas barracas de ferragens e coisas de cozinha que tem na Feira do Guará.

f) A vantagem desse formato de tapioca é que não precisa ser comida no prato. Eu costumo fazer antes de trabalhar, colocar no papel alumínio e sair comendo para economizar tempo:

Parece difícil? Não é não! Só preparar os ingredientes antes e deixá-los no congelador. Não demora mais do que 7 minutos para assar a Tapioquinha.
Mãos à obra e bom apetite!!!

6 comentários em “Tapioquinha

  1. Na minha quadra (416n) tem uma moça que vende a goma da tapioca.Ela fica bem na entrada da quadra, sempre no fim do dia. Eu nunca comprei, mas sempre vejo as pessoas parando para comprar a goma e pão de queijo congelado. Quem não quiser ir no Guará pode tentar a goma da asa norte. A secretária da minha casa sabe fazer a goma, vou tentar pegar a receita e passar para vc, Maíra. beijos! Tá lindo o blog! parabéns! da prima, Ana

    Curtir

  2. Muito prática essa receita de tapioquinha. Essa semana fiz uma e simplesmente não deu muito certo. Mas foi antes de ver a receita certinha aqui no blog.Valeu, Maíra…continue com essas receitinhas gostosas de comidinhas do nosso dia-a-dia!BjosBruna Brito

    Curtir

  3. eu sou do rio de janeiro, e falam que para fazer tapioca se usa o polvilho doce ou a propria tapoca com os grâozinhos triturados ,mas não consegui de nenhuma forma .Têm que ser com essa massa específica de tapioca?

    Curtir

  4. Olá! Eu geralmente compro a goma pronta. Já testei fazer tapioca apenas umidecendo levemente o polvilho doce e passando na peneira. Ficou boa, mas ainda prefiro a goma. Outro dia, achei uma receita na internet que eu acredito que dê certo: http://www.nataltrip.com/index.php?Fa=rec.inf&REC_ID=10. \”Ingredientes1/2kg de farinha para tapioca (bijou ou polvilho) Água o suficiente para cobrirSal a gostoModo de preparoColoque a farinha em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe de um dia para o outro em repouso para dissolver bem. Depois seque com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso de água. Esfarele essa massa com as mãos e passe pela peneira e acrescente um pouco de sal.\”A questão é que ainda não testei para te dizer se realmente fica boa. Se quiser, envie um email para [email protected] e, assim que eu testar a receita, te digo como ficou.

    Curtir

Deixe um comentário