Leite de Coco Caseiro

Já falei aqui do leite de coco natural (receita da Tapioquinha), mas hoje vou detalhar melhor o processo.

INGREDIENTES:

  • 1 coco seco inteiro grande

  • 500 ml  de água

MODO DE FAZER:

Descascar o coco seco, deixando só a polpa. Para facilitar o processo de retirada do coco da cabaça, colocar para assar no forno pré-aquecido a 180°C por uns 5 minutos em uma assadeira (evita sujar o forno) ou na própria grelha do forno. Outra opção é aquecer o coco na boca do fogão, tomando cuidado para não queimar muito a polpa. Em alguns mercados, já é possível comprar o coco sem a casca.

 

 

Para retirar a casca mais fina da polpa do coco, usar uma faquinha. Este passo é opcional. Pode-e fazer o leite com esta casquinha também. Em seguida, cortá-lo em pedaços.

Bater no liquidificador com 3 copos de água quente (em torno de 70 graus) por 2 minutos.  Se o coco não for grande, diminuir um pouco a água.

Atenção: Não esqueça de tampar o copo do liquidificador!!!

Por fim, coá-lo em uma peneira, apertando para extrair bem o leite ou em um pano bem fino (voal).

Pronto! O leite está pronto para usar.

DICAS:

a) Ao comprar o coco, pedir para quebrá-lo ao meio. Fica mais prático, além de que evitar que se leve coco estragado para casa. Para quebrá-lo em casa, utilizar um martelo. Se bater bem com o martelo ao redor do coco antes de quebrá-lo, a polpa solta mais facilmente, não sendo necessário aquecê-lo.
b) O leite de coco pode ser congelado.

c) Na Feira do Guará é possível comprar o coco já descascado, mas é um pouco mais caro.

5 comentários em “Leite de Coco Caseiro

  1. Oi, Isa!Quando se extrai a água duas vezes, o bagaço praticamente não tem gosto nenhum, mas ainda pode ser usado para fazer bolos e biscoitos. É bom espalhar em uma assadeira e assar um tempo em fogo baixo para dar uma secada.Eu não costumo usar porque extraio a água duas vezes, mas, algumas amigas que extraem apenas uma vez fazem isso.

    Curtir

Deixe um comentário