Bobó de Camarão

Antes de mais nada quero agradecer a todos que têm acompanhado o Tampopo Gourmet. Fico muito feliz todas as vezes que recebo a notícia de que alguém testou alguma receita. Até agora a campeã de experimentos foi a dos Tomatinhos Temperados, mas já soube de pessoas que testaram a Torta de Banana, a Tapioquinha, a Salada de Atum com Fusilli, o Molho Pesto, o Bolo de Cenoura, o Queijo Brie com Mel e Amêndoas e o Molho Especial para Salada.

A receita de hoje é bem brasileira: o Bobó de Camarão. A quantidade apresentada serve MUITO bem 3 pessoas.

INGREDIENTES:
500 gr de camarões médios limpos
1/2 cebola
1/2 pimentão vermelho
3 tomates grandes orgânicos ou 5 pequenos
350 ml de leite de coco caseiro
300 gr de mandioca amarela descascada
2 colheres de sopa de óleo
Sal
3 Pimentas dedo-de-moça
Pimenta-do-reino
Coentro
3 dentes de alho
Azeite
3 colheres de sopa de azeite de dendê (opcional)

MODO DE PREPARO:

Colocar a mandioca em uma panela de pressão e cobrir com água. Cozinhar na pressão por 10 minutos. Após esse tempo, verificar se a mandioca está bem cozida. Caso contrário, deixar mais uns 5-7 minutos.
Enquanto a mandioca cozinha, cortar a cebola e o pimentão em cubos pequenos.

Refogar a cebola, o pimentão e as pimentas dedo-de-moça inteiras em duas colheres de sopa de óleo (fogo alto). Salpicar uma colher de chá de sal e pimenta do reino a gosto.

Adicionar os tomates descascado e picados em cubos, conforme postagem específica sobre a preparação de tomates para molhos. Mexer de vez em quando para não queimar. Cozinhar o recheio por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.

Bater a mandioca cozida com 1/2 copo da água de seu cozimento e 350 ml do leite de coco caseiro.

Opcionalmente, pode-se adicionar à mandioca batida metade do recheio refogado e bater novamente.

       

Temperar o camarão com o alho (ralado ou triturado), sal, pimenta do reino e azeite.

Adicionar a mandioca batida ao recheio e cozinhar até ferver, tomando o cuidado de mexer para não grudar no fundo da panela.

Adicionar o camarão e deixar cozinhando até que ele mude de consistência. Geralmente, demora uns 5 minutos. Após mudar de consistência, o camarão não pode cozinhar por muito tempo, pois pode ficar “borrachudo”.
Antes de desligar, adicionar o coentro picado.

Servir com arroz branco. Se quiser uma refeição mais completa ainda, pode-se servir uma salada e batalha palha. A batatinha combina super bem com o Bobó e o arroz.

E, pra quem gosta, uma pimentinha bem arretada!

Bom apetite!!!

Agradecimentos especiais ao fotógrafo Bruno Ayub.

DICAS:

a) O leite de coco pode ser feito com antecedência e congelado. Caso o leite de coco usado seja o de vidro, reduzir a quantidade para 150 a 200 ml.

b) No caso das fotos, usei uma panela de ferro fundido. A panela de barro também fica excelente, além de ficar com um visual bonito. Em ambos os casos, por serem panelas que matêm o calor, é importante mexer sempre e tomar cuidado para não grudar no fundo. Cada panela tem o seu toque, mas quase todos os tipos de panela podem ser usados.
c) Caso se opte por usar o azeite de dendê, acrescentá-lo antes de adicionar o coentro.

d) Após cozinhar a mandioca, antes de batê-la no liquidificador, retirar o fiapo de fibra que passa bem no seu meio.

e) Dicas complementares: Acompanhamentos para o Bobó de Camarão.

17 comentários em “Bobó de Camarão

  1. Oie…Obrigada pela visita!Nossa, AMO bobó de camarããão.ò, qto a receita lá do blog, vc pode substituir a manteiga por margarina, sem problemas. Eu que nunca uso margarina pq detesto, só uso mesmo para untar.Bjux

    Curtir

  2. Maíra, seu blog é demais! Até eu que não cozinho patavinas estou curiosa pra testar as receitas! E esse bobó está uma loucura! Vou importar uns camarões nordestinos bem graúdos pra ver se acerto, hehehe! Bjos!

    Curtir

  3. Oiêee Maíra, Nossa … até que fim passei por aqui para comentar sobre o sucesso que sua receita fez, e contnua fazendo, aqui em casa.Simplesmente MARAVILHOSO esse Bobó de Camarão, e olha que sou do nordeste! Confesso que nunca comi um bobó tão saboroso como esse.Na primeira vez que fiz (já fiz várias vezes rsrsrs de tão bom que é rsrsr), que foi aquela que vc veio aqui em casa, errei um pouquinho no camarão. Apesar de vc ter me advertido para não deixar com consistnecia emborrachada, eu acho que o meu ficou…. coloquei no fogão uns 5 minutos, acho que o tempo que vc me falou foi bem mesno que isso, e depois vi que vc tb nem refoga. Mas nas demais vezes em que fiz deu ( e está dando) super certo.A pimentinha de cheiro amei – e olha que odeio pimenta! Mas acho que é um dos segredinhos para esse prato ficar tão saboroso.Milhoes de desculpas pela demora em postar, mas ainda estou em tempo, cada dia se renova meu prazo, pois estou fazendo esse Bobó pelo menos 1 vez por mês. rsrsrs Estou congelando, e tiro uma porção para comer um dia na semana. Fica maravilhoso também.Maíra… queria ser vc quando crescer! rsrsrs Sou um desastre na cozinha!!! Mas, nada melhor como visitar esse seu blog e enriquecer(o que é mto pobre) meu dom culinário. rsrsrsContinue postando suas receitinhas pois está sendo de grande valia.Acho que a próxima que irei fazer é o salmão.Beijosssssss

    Curtir

  4. Amanhã sem falta farei essa receita de bobó. Amei seu blog, serei seguidora fiel.Amo cozinhar e adoro inventar coisas novas, qualquer dia quero apresentar vc meu strogonoff de coração de galinha, você topa? heheheAmanhã coloco aqui como ficou o bobó. Letícia Tucholski

    Curtir

  5. Boa tarde, Tenho uma dúvida, a pimenta dedo de moça que vai no início é retirada depois? Ou ela vai ser cozida mesmo com o resto dos ingredientes?

    Curtir

  6. Boa noite,Tenho uma dúvida, no caso da pimenta, ela vai ser cozida juntos com todos os ingredientes soltando o ardor ou ela só dá o sabor sem soltar o ardor? Estou perguntando porque faço um arroz com pimenta e ela não abre (não estoura) aí não passa o ardor pro arroz.

    Curtir

  7. Olá, Meiri!!!Eu costumo deixar a pimenta depois de cozida, tomando o cuidado de avisar as pessoas. Em geral, ela fica inteira e não estoura, mas o ardor varia de uma para outra, mesmo sendo do mesmo tipo. Gosto de comê-la amassada junto com a comida! ;-)Todavia, para garantir, use só uma pimenta inteira e coloque algum tipo de molho de pimenta na mesa para quem quiser mais picante.Volte sempre!!!

    Curtir

  8. Olá Maíra, fiz o Bobo de camarão e ficou muito bom! O molhinho de camarão com as pimentas é um coice no peito viu, no meu caso uma pimenta dedo de moça é mais que sufiente para o molho a parte lógico. Muito boa essa dica dos molhos tem que ter, adorei. Fraternal Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário