Saboreando a Infância, Quebrando Paradigmas e Apresentando Novos Sabores

Há poucos dias, ajudei minha mãe a fazer uma confraternização de final de ano para alguns amigos da família. Todavia, esse cardápio é muito diferente daqueles conhecidos pela maioria das pessoas. E é isso que vou apresentar agora…
 
Como já comentei antes (Um pouco da minha história), desde que nasci, fui criada sob a ótica de uma filosofia de vida e saúde diferente da convencional. Os alimentos são baseados na alimentação japonesa antes da forte industrialização dos alimentos.
 
As fotos de hoje são de um cardápio de festa. Provavelmente, elas não conseguirão representar todo o trabalho necessário para tecer cada prato, nem a delicadeza do sabor de cada alimento. Todavia, minha ideia hoje é quebrar paradigmas e mostrar que um almoço especial pode ser saboroso, saudável, delicado e muito diferente do convencional.
 
Durante a manufatura de cada item, eu era levada de volta à alguma época da minha infância ou adolescência, pois, de alguma forma, sempre assisti minha mãe na produção de algumas confraternização de fim de ano. É como se meu inconsciente soubesse cada ingrediente de cada prato, mesmo sem me lembrar das receitas por completo.

Algumas dessas receitas podem ser encontradas no livro “Arte Fundamental da Vida”, da D. Bernadette Kikuchi, professora de minha mãe.

Vamos à apresentação:

Tesourinho de Soba: Saquinhos de aguê (queijo de soja frito) recheados (um-a-um) com macarrão (do tipo soba) temperado.

Tortinha de Pesto: Torta de farinha integral coberta com pesto, cebola e tomatinhos.
Oniguiris de Arroz Integral Simples: são esses bolinhos de arroz integral com gersal (gergelim + sal) ao redor.
Oniguiris de Arroz Moti Integral com Feijão Azuki: são os bolinhos mais escuros, feitos com um tipo de arroz especial (moti) e com um feijão japonês (azuki).

Espetinho de legumes: cenoura, nabo, pepino, tofu (queijo de soja frito) e konniaku (alimento feito a partir de um tipo de batata).

Maionese de Cará: Salada com massa de cará, temperada com cenoura, cebola, pepino, rabanete e maionese de ovo caipira caseira. A salada está dentro de uma tortinha de massa de biscoito integral.

Casquinha de Caranguejo: receita semelhante à da Casquinha de Siri. Trata-se de um toque baiano inserido (por mim) no cardápio japonês…

Pratinho pronto: kimpira de bardana com cenoura, espetinho de legumes, hambúrguer de tofu com bacalhau, anchova grelhada temperada com missô (esse peixe fica muito gostoso), charutinho de legumes, maionese de cará e tesourinho de soba.

That’s all!!! As sobremesas ficam para outro dia! 
Esses pratos podem parecer estranhos à primeira vista e muito diferentes do convencional, mas praticamente todos que provam adoram e fazem questão de voltar no ano seguinte.
Aproveito a proximidade do dia 25, para desejar a todos os seguidores do Tampopo um Natal muito abençoado e cheio de Luz. Que o amor pela vida renasça dentro de cada um de nós!
Desejo ainda que todos estejam abertos para novas experiências gustativas, procurando sempre provar e/ou fazer alimentos saborosos, saudáveis, criativos e cheios de amor, pois é isso que dá o verdadeiro sabor.
FELIZ NATAL A TODOS!

3 comentários em “Saboreando a Infância, Quebrando Paradigmas e Apresentando Novos Sabores

  1. Olha, o hambúrguer de tofu com bacalhau é maravilhoso. É saboroso, saudável e, sobretudo, pouco calórico. Eu recomendo! Valeu!

    Curtir

Deixe um comentário