Muffin de Abóbora

Essa receita é uma adapatação do Muffin de Abóbora do Jamie Oliver (sou fã!). 
Modifiquei a quantidade de alguns ingredientes e a cobertura. 
A receita original (para ver uma versão traduzida – embora não ao pé da letra, clique aqui) usa creme azedo na cobertura, ingrediente que eu não uso por levar creme de leite.
Achei um charme esse muffin quando assisti à receita no programa do Jamie Oliver e resolvi testar. E foram vááários testes. Mais alguns e meus colegas de trabalho acabariam enjoando de tanto comê-los.
Além do sabor, uma grande vantagem dessa receita é não usar nada que contenha lactose.
Sem ter a menor pretensão de fazer os meus muffins chegarem aos pés do charme daqueles feitos pelo chef britânico, segue a minha versão:

INGREDIENTES:

Para o Muffin:

– 400g de abóbora baiana (ou a japonesa)

– 2½ copos (americano) de açúcar mascavo
– 4 ovos caipiras
– 1 pitada de sal
– 3 copos (americano) de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento químico em pó
– 1 colher de sobremesa de canela
– ½ copo (americano) de nozes
– 3/4 de copo americano (ou 175 ml) de azeite

Para a Cobertura:

– Raspas da casca de laranja ou tangerina
– Raspas da casca de 1 limão siciliano
– Suco de 1 limão siciliano
– 1 copo americano de açúcar mascavo

MODO DE FAZER:

Picar a abóbora em pedaços (com casca, se esta não estiver muito dura) e bater em um processador.  Calma, se não tiver um processador, dê uma olhada na dica “f”!
Acrescentar o açúcar mascavo e uma pitada de sal e processar.
Adiciocar os ovos e o azeite. Misturar novamente.
Acrescentar a farinha, o fermento e a canela e processar. Se necessário, desligar o processador, e, com uma espátula, ajudar a misturar.
Colocar as nozes na massa e processar rapidamente para não quebrá-las demais.
Colocar forminhas de papel (especiais para muffins) dentro das formas de alumínio e preenchê-las com a massa até, aproximadamente, um dedo abaixo da borda.
 
Assar por 20 minutos a 180°C em forno pré-aquecido.
Quando retirar, enfiar um palito de dentes no centro do bolinho. Se sair limpo, os muffins estão prontos. Caso contrário, voltar ao forno e deixar assar mais alguns minutinhos.
Para fazer a cobertura, em uma panela, misturar as raspas de laranja/tangerina, as raspas de limão siciliano, o caldo do limão e o açúcar mascavo. Levar ao fogo e deixar ferver por uns 3 minutos até dar a consistência de uma calda.
Em seguida, com uma colher, jogar a calda sobre cada um dos muffins.
Prontinho! 
Bom apetite!!!
DICAS:
a) Outras variedades de abóbora também podem ser usadas.
b) A calda da cobertura pode ficar mais fina ou mais grossa, dependendo do gosto de cada um.
c) O copo americano tem 200 ml.
d) As forminhas de papel e a formas de alumínio (que servem de suporte) são vendidas em casas de embalagens ou de artigos de festas infantis. Antes de comprar, verificar se as formas de papel são próprias para irem ao forno.
e) Essa massa não precisa ser, necessariamente, assada em formato de muffin, podendo ser feita em uma forma de bolo convencional. Nesse caso, deixar assando uns 5 a 10 minutos a mais.
f) Outra opção é usar o liquidificador no lugar do processador. Nesse modo, os pedaços de abóbora devem ser picados em tamanho menor. Em seguida, juntar a abóbora e os demais ingredientes, com exceção do fermento e da farinha e bater.
Quando a massa estiver misturada, derramá-la em uma bacia e adicionar a farinha aos poucos, mexendo com um batedor de massa (fuet). Por fim, acrescentar o fermento e misturá-lo.

Daí, basta colocar a massa nas fominhas, como descrito na receita.

13 comentários em “Muffin de Abóbora

  1. Oi Maíra!Fazia um tempinho que eu não entrava aqui no seu blog… Está tudo lindo e com certeza uma delícia!!! E o melhor: em breve vou poder me candidatar aos testes das receitas no trabalho ;)Bjs,Lorena

    Curtir

  2. Maíra, Adorei participar dos testes da sua receita. Tenho certeza que os muffins ficaram muito mais saborosos que o do \”tal\” Jamie Oliver. Até porque ele não teve coragem de trazer aqui para o \”exigente público\” do trabalho opinar!!!heheheParabéns, a receita é ótima e vou tentar reproduzi-la em casa.Bjs,Leandro.

    Curtir

  3. Ao ouvir falar a primeira vez em \”Muffin de Abóbora\” (ou, para meus conterrâneos e afins, Muffin de Jerimum rs), algumas pessoas questionam: Isso é bom? Posso garantir, É MUUUUUITO BOM!!!Amiga, provo o que me oferecer sem medo de errar! Conte comigo para cobaia, SEMPRE!!! :-DBeijos,Vivi

    Curtir

  4. Hummmm… Esse muffin eh bom pra caramba…Aliás, tudo q a Maíra faz eh bom. Agora duas coisas q são imbatíveis, na minha opinião, são o brownie e o patê d tofu. Estou com saudade d estar na DSSAU para usufruir dos momentos d degustação.Bateu até fome agora. Fallow,BRENNO

    Curtir

  5. Pareceu muito bom! Queria eu ter participado dos testes… Um dia eu vou fazer essa receita, com certeza.Ah, legal você ter feito sem lactose. Minha esposa é intolerante. Aliás, faço até uma sugestão. Sei que o blog é de receitas, mas você não teria material suficiente para fazer um post sobre substituições que você costuma fazer nas receitas para deixá-las sem lactose? Aqui em casa, por exemplo, fazemos um bolo de mandioca (de caixinha) colocando leite de coco em vez do leite, e foi um achado, ficou muito boa a combinação.E parabéns pelo blog!

    Curtir

  6. Gustavo, vou pensar em um post legal sobre isso!Praticamento não uso ingredientes com lactose na minha alimentação. Portanto, acho que dá pra pensar em algumas coisas. Enquanto isso, sugiro que dê uma olhadinha nas seguintes receitas: Bolo de Cenoura (http://www.tampopogourmet.com/2010/08/bolo-de-cenoura-especial.html), Brownie (http://www.tampopogourmet.com/2010/10/brownie-com-azeite.html), Chapati (http://www.tampopogourmet.com/2010/10/chapati-integral.html), Tapioquinha (http://www.tampopogourmet.com/2010/08/tapioquinha.html), Torta de Banana (http://www.tampopogourmet.com/2010/09/torta-de-banana.html), entre outras que não utilizam leite ou queijo.Muito Obrigada pela visita!

    Curtir

Deixe um comentário