Omelete de Ovos Caipiras

Simples, rápida e gostosa, a Omelete possui fãs em quase todas as tribos: vegetarianos, carnívoros, adoradores de “junk food”, atletas, gourmets, entre outros.
Em casa, só usamos ovos caipiras. Daqueles beeem caipirinhas, pequenos, de gema amarelinha. Alguns até possuem a casca azulada. A Omelete fica com uma cor linda:

INGREDIENTES:

– 3 ovos caipiras
– 1/4 de cebola cortada em cubinhos
– 1/2 tomate (orgânico) cortado em cubinhos
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– 2 colheres de sopa de água
– 1 colher rasa (de sopa) de araruta, polvilho doce ou maizena

Ingredientes opcionais:

– Folhas de manjericão
– Queijo em lascas
– Pimenta dedo-de-moça picada
– Cebolinha picadinha

MODO DE FAZER:

Quebrar os ovos em um recipiente e misturá-los levemente com um garfo ou batedor de ovos.

Diluir a colher de araruta (ou povilho doce) nas duas colheres de água e adicionar aos ovos.

Acrescentar o sal, a pimenta do reino, a cebola e o tomate. Opcionalmente, adicionar lascas de queijo, cebolinha, pimenta e/ou folhas de manjericão. Misturar delicadamente.

Aquecer uma frigideira (com antiaderente) em fogo alto, untar com óleo e adicionar os ovos.
Abaixar o fogo.

Uma dica legal é usar uma espátula para ir afastando as bordas e fazendo o ovo que ainda está cru por cima escorrer e entrar em contato com a frigideira, como na segunda foto abaixo. Dessa forma, o cozimento é um pouco mais homogêneo.

Quando a Omelete estiver dourada por baixo e úmida por cima, há duas possibilidades: virá-la ou dobrá-la.

Virar a Omelete é um processo delicado que exige uma certa habilidade. Uma forma de facilicar o processo é colocar uma outra frigideira aquecida e untada por cima e virar a Omelete sobre ela, continuando o cozimento na nova frigideira. Assim que a omelete dourar do outro lado, ela estará pronta.

A segunda maneira é mais fácil e, na minha opinião, mais gostosa. Basta dobrar a omelete ao meio com a ajuda de uma espátula. Dessa forma, a Omelete fica molhadinha por dentro. Deixar mais um tempinho no fogo para terminar o cozimento, de acordo com a preferência de cada um. Quanto menos tempo, mais molhadinha ela fica por dentro.

Servir com arroz ou pão.
Bom apetite!!!
DICAS:
a) A maioria dos queijos podem ser utilizados, de acordo com a preferência de cada um. Os mais comuns para essa receita são: queijo minas, queijo branco, parmesão ou muçarela (a grafia dessa palavra é polêmica).
b) Os ingredientes opcionais são apenas sugestões. Na verdade, cada um coloca os ingredientes de sua preferência dentro da Omelete.
c) O polvilho de araruta não é algo comum de se encontrar, mas é muito saudável e tem gosto mais suave do que o polvilho doce de mandioca ou o amido de milho (maizena). Todavia, na falta da araruta, estes dois últimos ingredientes são boas opções. A função desses ingredientes é deixar a Omelete mais fofa.

8 comentários em “Omelete de Ovos Caipiras

  1. caraaacaa… parece ótimo… mas vou suar pra achar esses ingredientes…. talvez achar não seja difícil, quero ver é eu reconhecê-los!!! rs… mas sério, vou tentar!!! Tirarei fotos, rs

    Curtir

  2. Adooooro essa omelete feita por Maíra!!! :-)Vou tentar fazer! Vamos ver no que dá!Obs.: Devo admitir que tenho certa dificuldade nessa coisa de \”sal a gosto\”, \”pimenta a gosto\”… Volta e meia fica salgado ou insosso! rs

    Curtir

  3. Muçarela pode ser escrito da forma que você quiser, já que é palavra \”estrangeira\” (concursando é assim mesmo). Portanto, está correto. Eu prefiro \”mussarela\”, que também está certo.:o)

    Curtir

Deixe um comentário