Salada de Endívia com Vinagrete de Pera

Um dia desses, assisti a um programa chamado “Receitas de Chuck” no canal GNT HD, em que o chef Chuck Hughes ensinou a fazer, entre outros pratos, essa salada de endívia com uvas e vinagrete de pera.

Achei a salada tão bonita que resolvi testar a receita em casa. Para não fugir à regra, fiz pequenas adaptações, de acordo com meu paladar. A receita original está no site do GNT (clique aqui).
Para quem não conhece, endívia é uma verdura, da família da chicória, de cor clara e levemente crocante. Apesar do sabor levemente amargo, sua textura e refrescância dão um toque especial a saladas. 

INGREDIENTES:
Para o Vinagrete de Pera:
– 500 ml  de suco de pera fresco (aproximadamente 4 peras)
– Suco de ½ limão
– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
– 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon normal ou em grãos
– ½ xícara de azeite extra virgem
– 1 colher de sopa de Shoyu
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para a Salada:
– Folhas de 3 maços de endívias
– 2 xícaras de uvas roxas sem sementes cortadas ao meio
– 1 pera cortada em tiras finas
– ¼ de xícara de nozes picadas
– ¼ de manga (palmer ou haden) cortada em cubinhos
– 1 talo de salsão cortado em cubinhos
MODO DE FAZER:

Vinagrete de Pera:
Em uma centrífuga, extrair o suco das 4 peras. Aquecer o suco em fogo brando por aproximadamente 40 minutos para reduzi-lo a ¼ do volume original até caramelizar. Deixar esfriar.

Em uma frigideira, adicionar um fio de azeite e as nozes picadas para tostá-las em temperatura média-alta. Prestar atenção para que as nozes sejam tostadas sem queimar. O processo é rápido.

Em uma vasilha, misturar a redução do suco de pera, o vinagre de maçã, a mostarda Dijon, o suco de limão e o shoyu. Acrescentar vagarosamente o azeite batendo sem parar. Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Montagem da Salada:

Colocar as endívias, o salsão picado e as uvas em uma vasilha, adicionar o vinagrete e misturar. Colocar a salada na travessa em que será servida e enfeitar com as tiras de pera, o cubinhos de manga e as nozes tostadas.

Rendimento: 3 – 4 porções

Bom apetite!!!

DICAS:

a) Pode-se utilizar qualquer tipo de manga. Indiquei a palmer e a haden por serem mangas de poucas fibras, com textura mais agradável.
b) Assim que a pera for cortada em tiras, lavá-las em um pouco de água com gotas de limão para não escurecer.
c) O resto do maço de salsão pode ser utilizado em outras receitas, por exemplo, sopas e caldos de legumes para risotos. Futuramente, colocarei a receita de um risoto de cogumelos em que o caldo utiliza salsão.

d) Ainda não testei, mas essa receita também deve ficar interessante adicionando camarões cozidos à salada.

6 comentários em “Salada de Endívia com Vinagrete de Pera

  1. Amo endívia! Como tem o formato de um barquete, dá para montar a apresentação individual com a salada dentro da endívia. Maíra, suas adaptações deixaram a sua versão muito mais bonita que a do GNT. Com certeza deve estar mais gostosa também.Beijokas,TT

    Curtir

  2. Maíra,Já vi molhos do tipo vinagrete com suco de maça ou pêra in natura (sem levar ao fogo). Qual seria a razão para se reduzir o suco neste caso? Seria para apurar o aroma e sabor de pêras e evitar a oxidação?Mais uma vez, parabéns!Fernando

    Curtir

  3. Fernando, acredito que suas duas hipóteses são válidas. Quando se usa a fruta in natura, o tempo de qualidade do alimento é bem menor. Além disso, ao reduzir o suco, evapora-se a água e apura-se o sabor da pêra.Muito Obrigada, viu?ABraços,Maíra

    Curtir

  4. PARABÉNS!!!ESTA SALADA FOI UMA DESCOBERTA MARAVILHOSA ÀS VÉSPERAS DO FIM DE ANO! PARA O CALOR DA ESTAÇÃO É LEVE, SUCULENTA E REFRESCANTE, ATRIBUTOS CONSEGUIDOS ATRAVÉS DAS ENDÍVIAS, UVA E SALSÃO. SEM FALAR NAS NOZES TOSTADAS, QUE TOQUE ESPECIAL!MUITO OBRIGADA!!!ÉVILA

    Curtir

Deixe um comentário