Dica da Semana Santa: Acompanhamentos para o Bobó de Camarão

Hoje um casal de amigos queridos me ligou para perguntar como eu faço o molho de pimenta do bobó de camarão.
Por isso, aproveitei para postar aqui as dicas de acompanhamentos que geralmente sirvo com esse prato.
A receita do bobó já foi postada em outubro do ano passado (clique aqui).
Além do arroz, acompanhamento indispensável ao bobó, pode-se serví-lo com uma boa salada verde (clique aqui para ver uma receita de molho de salada) e batata palha.
Como nem todas as pessoas gostam de coentro (eu adoro!), eu não costumo adicioná-lo diretamente ao bobó. Por isso, sempre deixo uma vasilha com coentro picado para quem quiser colocar por cima.
Também sempre deixo disponível uma boa pimenta no azeite. Assim, os amantes da pimenta como eu podem apreciar essa delícia de prato, como diriam os baianos, bem QUENTE. Mas, para dar um toque picante, ainda mais saboroso, faço um molho de pimenta com o próprio caldo do bobó.
Na foto a seguir, pode-se observar a pimenta, a batata palha, o coentro, o molho de pimenta e o molho de pimenta com azeite de dedê.
Vamos à receita desse molho! Super rapidinho e sem medidas exatas…
Quando o molho do bobó de camarão estiver praticamente pronto, logo antes de se acrescentar o camarão, retirar umas duas xícaras do molho.
Bater essas duas xícaras de molho no liquidificar com algumas pimentas frescas ou em conserva. Eu costumo usar umas 2 pimentas dedo-se-moça com semente. Depois que bater bem no liquidificar, provar e acrescentar mais pimentas ou mais molho para equilibrar o picante da forma desejada. Sempre deixo bem picante, pois ele será colocado em cima do bobó, diluindo um pouco o sabor.
Em seguida, despejar o molho em uma panela e deixar ferver. Desligar e passar para a vasilha em que será servido.
Como não utilizo azeite de dendê diretamente no bobó, também faço uma versão do molho picante com ele. Nesse caso, assim que o molho ferver, antes de desligar, acrescento algumas colheres de azeite de dendê.
A apresentação do Bobó de Camarão e seus acompanhamentos também fica muito bonita se servida em panelas e vasilhas de barro.

BOM APETITE E FELIZ PÁSCOA!!!

9 comentários em “Dica da Semana Santa: Acompanhamentos para o Bobó de Camarão

  1. eu estol pretemdendo coloca como o prato do dia no meu casamento no civil o bobo como vc acha que devo servi e com qual acompanhamento.cristiane

    Curtir

  2. Bom dia, Cristiane!Legal servir o Bobó em seu casamento! Talvez seria legal colocar uma segunda opção, pois há pessoas que têm alergia a camarão.Para acompanhar o bobó, basta um arroz branco, batata-palha e uma salada verde. Não sou fã de strogonoff, mas a vantagem de serví-lo como uma outra opção é que os acompanhamentos são os mesmos do Bobó. Espero tê-la ajudado.Felicidades!!!

    Curtir

  3. Maíra, boa tarde!Sou baiana e no meu almoço de formatura pretendia servir o bobó de camarão como prato principal.Também pretendia servir também minis acarajés e abarás, beiju recheado… enfim fazer algo mais \”abaianado\”. Qual segunda opção de prato poderia servir que não seja o strogonoff? E a slada deve ser de que tipo?

    Curtir

  4. Olá, Camila!Seu almoço de formatura me deu água na boca… Adoro a culinária baiana!Eu não como strogonoff, mas ele acaba sendo uma boa segunda opção por aproveitar os mesmos acompanhamentos do bobó.Uma sugestão seria colocar uma massa que, embora seja um pouco fora do cardápio baiano, acaba agradando a maioria das pessoas. Ou, se seus convidados não têm restrição com carne, você pode fazer um filé ao molho madeira (pior que nem posso te passar uma receita, já que não faço carne vermelha).Em relação à salada, nessas ocasiões, gosto de uma salada verde bem montada. Pode colocar vários tipos de alface, rúcula, tomatinhos sweetgrape, palmito, cebola, entre outros. As flores comestíveis ficam muito bonitas também. Tenho um molho de salada que faz bastante sucesso: http://www.tampopogourmet.com/2010/07/molho-especial-para-saladas.html.Espero que eu tenha ajudado! Bom almoço!!!

    Curtir

  5. Olá Maíra,me chamo Graça,moro em Portugal. O seu bobó até parece bom,mas acompanhar com batata palha não fica bem pq a mandioca já contém carboidrato. Eu sou cozinheira,e costumo servir o bobó com farofa de azeite de dendê com camarão pequeno,arroz branco,salada vinagrete apimentada e salada de folhas verdes.

    Curtir

  6. Olá, Graça!!!Adoro servir com vinagrete e salada também. Às vezes, também faço farofa. O objetivo da batata palha é agregar a textura cocrante. Nutricionalmente, tem razão. Mas basta uma colher para agregar a textura.Sabe que amei a comida quando fui a Portugal, mas senti essa questão da batata x arroz. Amo arroz! Aí, grande parte dos pratos são acompanhados de batata. Eu sempre pedia uma porção extra de arroz. E, geralmente, respondiam: Ora, pois, mas já tens batatas… rsrsrs Eu respondia que queria assim mesmo, pois gosto muito mais de arroz. ;-)Tudo de bom!

    Curtir

Deixe um comentário