O Pequi

Polêmico, nutritivo e cheio de personalidade, o pequi é fruto típico do cerrado brasileiro e figurinha carimbada na culinária goiana e mineira.

A publicação Alimentos Regionais Brasileiros do Ministério da Saúde (página 98) apresenta os detalhes nutricionais desse fruto e de vários outros ingredientes do cerrado.

A polêmica do pequi está em duas questões:

a) O fruto possui espinhos internos que, se o pequi não for roído adequadamente, podem se grudar à língua e à gengiva. Basta roê-lo suavemente até que a fruta apresente uma resistência um pouco maior ao dente. Nunca mordê-lo!

b) O sabor é realmente forte e ativo. Ao comê-lo, a pessoa ainda passa algumas horas se lembrando dele, devido ao fato de sua digestão ser mais lenta. Daí a brincadeira popular de que pequi é bom para a memória.

Por sua forte personalidade, o pequi não passa desapercebido: ou é amado ou é odiado.

Vale a pena, ao menos, experimentar.

 

RECEITA BÁSICA:

Colocar os pequis em uma panela e cobrir com água.

Cozinhar por 10 minutos.

Acrescentar sal a gosto e cozinhar por mais, aproximadadente, 10 minutos.

Pode ser comido puro ou utilizado para fazer outros pratos, como o famoso arroz com pequi. Muitas pessoas não gostam do pequi, mas gostam do sabor que ele dá ao arroz.

Experimente e descubra!

Bom apetite!

 

4 comentários em “O Pequi

  1. Adoro seu blog! Sempre que tenho um tempinho eu me arrisco na cozinha e as suas receitas são óóótimas =) Obrigada por compartilhar!

    Curtir

  2. Gosto bastante de pequi, apesar de não ter comido muitas vezes.EU ACHO, de repente só eu, que o arroz de pequi fica com um aroma que lembra bastante o arroz de jasmim.Ou será que era o Basmati?

    Curtir

Deixe um comentário