Uma volta por Punta Del Este – Parte 3

No outro dia, fizemos o passeio mais interessante da viagem ao Uruguai, uma visita a uma fazenda que produz azeite: Colinas de Garzón. Lá tivemos a oportunidade de colher azeitonas nas oliveiras, conhecer o processo de produção de azeite e degustar azeites e vinhos.


Entrada da Fábrica de Azeites
A propriedade é linda! A única dificuldade foi a falta de indicação no caminho para chegar até lá. Mas chegamos sem nenhum desvio de percurso. Fica a mais ou menos uma hora do centro de Punta.
O frio cortante não nos impediu de fazer um passeio para a colheita, pois eles tinham, à disposição dos visitantes, mantas de lã. As nossas guias eram muito simpáticas e atenciosas. Falavam e entendiam bem português.

O passeio que fizemos começa pela colheita das azeitonas, mas existem vários opções de visitas.

Azeitonas no pé

Nunca pensei que a azeitona fosse tão amarga. Ela passa por um processo especial para chegar às nossas mesas com o amargor mais suave.

Colheita das Azeitonas
Resultado da Colheita
Após a colheita, o visitante faz um tour pela fábrica. A estrutura de demonstração do processo produtivo é muito bem montada.

Máquina de Lavagem das Azeitonas
Após conhecer o processo de produção, passamos para a degustação dos azeites. Parte saborosa do passeio! Aliás, foi bem legal! Consegui apreciar a diferença de sabor dos quatro tipos de azeites que nos foram apresentados. Uma delícia o frescor dos azeites, pois eram todos recém-produzidos.

Os azeites, todos extravirgens e sem adição de produtos químicos, se diferenciavam pelos tipos de azeitonas utilizadas em sua composição.



Mesa Montada para a Degustação

Descobri que a azeitona preta é a mesma azeitona verde, mas em estágio mais avançado de amadurecimento. Não sei se eu era a única no mundo que não sabia disso…

Ah, eles também vendem vinho, mel e amêndoas. Estas são super crocantes e saborosas.
Para uma apreciadora de azeites, não havia passeio mais interessante, fechando assim, com chave de ouro, nosso tour por Punta Del Este.

2 comentários em “Uma volta por Punta Del Este – Parte 3

Deixe um comentário