Um passeio por Nova Iorque – Parte 2

O mais legal de Nova Iorque é andar pelas ruas e observar pessoas e culturas do mundo inteiro.

O ideal é andar bastante a pé pela cidade, mas o metrô é o melhor e mais barato meio de locomoção (apesar de mais sujo)  quando for necessário percorrer longas distâncias.

Para não ter que comer qualquer coisa, marquei no Google Maps opções de restaurantes pela Ilha inteira. Assim, fizemos nossos passeios e, quando dava fome, era só escolher alguma opção próxima. Claro que não deixamos o elemento surpresa de lado. Se passávamos na frente de algum lugar interessante, entrávamos e experimentávamos.
No dia em que fomos assistir ao musical da Mary Poppins, aproveitamos para ir ao Bubba Gump (clique aqui). O restaurante é especializado em camarões e tem como temática o filme Forrest Gump.
Bruno, meu namorado, queria que eu provasse o Cajun Shrimp…

A pedido dele, eu havia preparado uma receita parecida (Camarão Bubba Gump), mas nunca havia provado o prato. Para nossa surpresa, o sabor era praticamente igual. A diferença mais marcante é que a versão original do restaurante é ainda mais apimentada do que a minha. E olha que eu adoro pimenta!

Os outros pratos que comemos estavam bons, mas nada de extraordinário.

O lugar é bacana e descolado, com preços acessíveis. Longe de ser alta gastronomia, é grande e bem americano. Acho que vale a pena a visita!  Fomos duas vezes, pois realmente gostamos do Cajun Shrimp. Além de ter um significado especial na nossa história…

Cajun Shrimp 
Uma grande e grata surpresa foi o Flex Mussels (clique aqui).
Minha prima disse que iria nos levar em um lugar onde se serviam mexilhões e cerveja. Confesso que estranhei, pois, na minha cabeça, os mexilhões sempre foram acompanhamento e não prato principal.
Como Pri, minha prima, só deu boas dicas, lá fomos nós à filial do Upper East Side.
A entrada foi um petisco de frutos-do-mar empanados. Sequinhos e gostosos. Só que o melhor ainda estava por vir…
Empanados de frutos-do-mar
O prato principal é a caçarola de mexilhões, com várias opções de molho. Vem em um caldo bem quente para se comer com pão. Com um garfinho, tiramos os mexilhões da casca. Deliciosos, temperados e macios! Só de pensar, a boca enche de água…
Eu escolhi a versão clássica (vinho, alho e ervas), já Priscila e Bruno escolheram uma versão com curry. Todos adoraram suas opções!
MUSSELS CLASSIC –  white wine, herbs, garlic
MUSSELS THAI – curry coconut broth, lemongrass, kaffir lime, coriander, lime, ginger, garlic
Outro passeio legal é conhecer o Chelsea Market (clique aqui), um mercado de comida e coisas de cozinha. Essa dica já tinha sido dada pela minha amiga Gabi. Super arrumado e bonito, foi construído em um bairro onde antigamente existiam matadouros de animais e açougues. A sujeira deu lugar a lojas charmosas.

Um dos destaques do Chelsea Market é o Lobster Place, onde se podem comer lagostas frescas. Para quem gosta do sabor natural da lagosta, o lugar é excelente. Elas não primam pelo tempero, mas acho que vale a visita.

Falando em lagosta, um lugar em que também comi uma gostosa foi no Pacific Grill (clique aqui). Claro que eu – viciada em arroz – tive que pedir uma porção à parte. Não peguei nenhuma dica do lugar. Só sei que a lagosta estava com uma textura excelente.

Lobster
No dia em que fomos conhecer o Brooklyn, aproveitamos para testar mais uma dica da Pri. Estranhei quando cheguei lá, pois o Five Leaves (clique aqui) parece uma hamburgueria numa esquina no meio do nada. Como alguém me indicaria uma hamburgueria? Mas confiança é confiança. Além da fome infinita que me atormentava àquela hora… (NOTA em 03/02/2015: Infelizmente, o Five Leaves fechou.)

Apesar de serem poucas as opções vegetarianas ou de pescados, a comida me surpreendeu. Acredito que a proposta do lugar seja servir alimentos despojados, mas de qualidade. De acordo com o cardápio, há vários ingredientes orgânicos.

Pedimos uma caçarola de mexilhões e um sanduíche de camarão. Muito bons! As folhas da salada que acompanhavam o sanduíche também eram super frescas e saborosas.

Steamed Mussels

Chilled Grilled Shrimp Roll
Outra informação interessante é que Nova Iorque possui vários Oysters Bars, ou seja, lugares que servem ostras além do cardápio comum. Não sei se acontece em todas as épocas do ano, mas, quando fomos (agosto/2012), eles tinham uma espécie de Happy Hour de ostras. De 17h às 19h, a unidade custava $0.99. 

Ostras Frescas
Por fim, fomos a um restaurante japonês, o Kenka (clique aqui), que é a cara dos filmes orientais antigos. Parece um boteco japonês…

Frequentado por estudantes, tem cerveja japonesa abundante e barata (não sei se é boa). Super caricato, de baixo custo e cheio de opções. Algumas bem feitas, outras nem tanto, outras bem mais ou menos. O destaque foi o sashimi de atum. Fresco e macio! Realmente, delicioso! 

Segue a foto da capa do cardápio para vocês terem noção da alma do lugar.

Para quem tiver um espírito mais simples e oriental, vale a visita! A noite foi bem divertida!

Bom, é isso! Essas foram as opções gastronômicas que mais nos surpreenderam ou chamaram a atenção. Fomos em alguns outros restaurantes vegetarianos, asiáticos e de frustos-do-mar, que, embora não ruins, também não justificam o registro.

Lembrando que paladar é uma questão muito pessoal e que qualidade de restaurante varia o tempo todo…

O importante é saber que Nova Iorque, talvez a cidade mais cosmopolita do mundo, possui infinitas tribos e culturas. E a gastronomia reflete bem isso. Então, quem souber procurar vai se encontrar e se surpreender! Claro que, no meio do caminho, pode aparecer algo difícil de engolir…

Boa viagem e bom apetite!

DICAS FINAIS:

a)  O blog Viver Nos EUA (clique aqui) tem boas dicas de pagamento de gorjetas nos serviços prestados e de etiqueta em restaurantes americanos (clique aqui).
b) No caso dos restaurantes, o mais prático é pegar o valor da taxa e multiplicar por dois. Então, se foram $8.00 de taxa, a gorjeta é de $16.00. É estranho, mas primeiro o garçon passa o cartão com o valor da conta e depois ele traz um papel para você assinar e acrescentar o valor da gorjeta. Por segurança. pode-se colocar um X no lugar do ponto. Assim, se o total da conta der $50.00, escreva $50X00.
c) Quando o restaurante for mais badalado, o ideal é fazer reserva antes. Eles não gostam muito de clientes sem reserva. O estranho nos EUA é que, em muitos restaurantes, eles trazem a conta assim que você termina a refeição, quase te expulsando. Não é como no Brasil em que ficamos horas sentados batendo papo.
d) O blog Fusca Que Te Assusta tem um tutorial legal de como comprar o METROCARD (clique aqui). Por 27 dólares, compramos um METROCARD que nos dava direito de fazer viagens ilimitadas de metrô por 7 dias. A única restrição é que tem esperar uns 15 minutos entre uma viagem e outra, a fim de evitar que mais de uma pessoa utilize o mesmo cartão.
e) Os supermercados possuem várias opções de comida. Neles se podem comprar saladas de frutas frescas em potinhos. Ótimas para o café-da-manhã.

f) Para quem gosta, também é possível comprar nos supermercados a água com gás natural italiana San Pellegrino por menos da metade do preço do mercado brasileiro. Super refrescantes!

g) Gostaria de ter conhecido o Bozu (clique aqui), restaurante japonês no Brooklyn, mas não deu tempo. Se alguém já foi, me conte o que achou.

h) Clique aqui para ver a primeira parte das dicas gastronômicas de Nova Iorque.

2 comentários em “Um passeio por Nova Iorque – Parte 2

  1. Ahhh..New York New York…How fantastic city!! Bateu uma saudade!!! e olhando essas fotos, uma vontade de retornar lá…Fomos também no musical de Mary Poppins. Simplesmente Supercalifragilisticexpialidocious!!!Ontem comemos uma sobremesa que lembrei de você…Creme Brulee. Depois posto foto no FB.Inté…

    Curtir

Deixe um comentário