Arroz com Jambu e Ovo Caipira

Ah, o Jambu!!!
É um desses produtos exóticos e especiais da natureza… 
Típica da culinária do Norte do Brasil, o jambu é rico em nutrientes, saboroso e ainda tem uma propriedade interessante: deixa a língua anestesiada.
Pode ser encontrado fresco, sendo vendido em maço, ou congelado e pré-cozido, sendo vendido em pacote.
A receita de hoje é simples, rápida e saborosa. A parte mais demorada é a de separar e lavar as folhas de jambu, mas isso pode ser feito com antecedência.
Vamos ao nosso arroz com jambu e ovo caipira!

INGREDIENTES:
– 1 e 1/2 de arroz branco
– 1 ovo caipira
– 3 dentes de alho ralados ou socados
– jambu
– sal
– pimenta-do-reino
– óleo de girassol

MODO DE FAZER:

Caso o jambu seja comprado fresco, tirar as folhas do talo com uma tesoura e lavá-las bem.
Em seguida, colocar um fio de óleo em uma frigideira e acrescentar as folhas de jambu, adicionando uma pitada de sal. Mexer, reduzir o fogo e tampar a panela por 1 minuto.

Tendo as folhas murchado, desligar o fogo e reservá-las.

Se o jambu for comprado congelado, basta passá-lo rapidamente em água fervente com um pouco de sal.

O próximo passo é lavar bem o arroz.

Em uma panela, colocar 2 colheres de sopa de óleo de girassol, acrescentar o alho e, logo em seguida, o arroz, reforgando-o.

Acrescentar água até 2 dedos acima do nível do arroz e 1 colher de chá rasa de sal. Tampar, deixando uma fresta para sair o vapor. Assim que ferver, diminuir a chama do fogão para fogo baixo (conforme a postagem Chamas do Fogão).

Quando o arroz estiver cozido, provar o sal. Caso falte, diluir mais um pouco de sal em um pouquinho de água e distribuir por cima do arroz. Se a água secar e o arroz não tiver cozido, pode-se acrescentar mais um pouco de água.

Acrescentar o jambu e misturar delicadamente.

Baixar o fogo para chama baixíssima, tampar e deixar por uns 30 segundos. Desligar.
Para acompanhar, fritar um ovo. Para isso, quebrar ovo em uma vasilha. Acrescentar uma pitada de sal e de pimentado do reino. Aquecer um frigideira, acrescentar um fio de óleo e colocar o ovo. Baixar a chama para o fogo baixo. Não costumo deixar muito tempo, apenas o suficiente para cozinhar a clara, pois gosto da gema molinha.
No caso em que se prefira uma gema mais durinha, fritar o ovo no fogo baixíssimo. Assim, pode-se deixar o ovo mais tempo no fogo, sem queimar a clara por baixo.

Basta montar o prato, colocando o arroz e o ovo por cima.

No caso da foto, fiz um purê de alho negro para acompanhar.

Pronto! Basta quebrar e a gema (quando estiver mole) e aproveitar.

Bom apetite!

DICAS:

a) Para um ovo frito de gema mole ficar mais perfeito ainda, separar a clara da gema. Na hora de fritar, aquecer o óleo levemente, e colocar primeiro a clara (em chama baixíssima). Quando começar a ficar branquinha, acrescentar a gema por cima e deixar apenas o tempo suficiente para aquecer a gema.
b) Em Brasília, o jambu pode ser encontrado no Ceasa, em algumas barracas na Feira do Guará e em casas especializadas em produtos paraenses.

Um comentário em “Arroz com Jambu e Ovo Caipira

Deixe um comentário