Bolo de Limão

Essa receita também é resultante dos meus experimentos para substituir o leite das receitas tradicionais por ingredientes alternativos.
A receitar original é da Rita Lobo. Aliás, vale uma pequena digressão aqui… Há 10 anos, a Rita tem um blog bem legal de receitas, o Panelinha. Para completar, agora ela tem um programa na GNT que torna ainda mais didáticas as receitas que ela apresenta. A ideia é que as receitas sejam simples, fáceis e acolhedoras.  Apesar de minha alimentação seguir uma linha um pouco diferente da dela, gosto de assisti-la, pois sempre posso fazer minhas adaptações. Além disso, ela entende bem o que quer dizer Comida de Alma… Apesar de almas serem diferentes, a sensação de aconchego é a mesma…

Voltando ao bolo de limão, o vídeo da Rita Lobo (clique aqui para ver a receita original) é excelente e deixa qualquer um com água na boca. 
Mas vamos às minhas pequenas adaptações, nas quais eu tiro a manteiga e o leite da receita original. Ótimo para quem evita os laticínios!


INGREDIENTES:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 ml de azeite
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo ou demerara
4 ovos caipiras
210 ml de leite de soja
Raspas de 2 limões
Óleo de soja e farinha de trigo para untar e polvilhar

Para a Calda:
Suco de 2 limões
3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou demerara

MODO DE FAZER:

Peneirar a farinha, o fermento e o sal em uma mesma tigela.

Preaquecer o forno a 200ºC.

Em uma batedeira, colocar o azeite e o açúcar, batendo por 1 minuto.  Juntar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.

Diminuir a velocidade da batedeira e adicionar os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite de soja. A cada adição, bater apenas para misturar. Quando a massa estiver bem lisa, desligar a batedeira. Adicionar as raspas de limão, misturando com uma espátula.

Untar uma fôrma de bolo com óleo, fazendo uma camada fina e uniforme. Polvilhar com farinha de trigo e bater bem para retirar o excesso.  Despejar a massa.

Colocar uma assadeira por baixo da forma para não queimar o fundo do bolo. Levar ao forno  para assar por cerca de 45 minutos. A dica de Rita é a velha dica da vovó: espetar um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco; se sair limpo, está no ponto.

Retirar o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes e virar.

Com a ajuda de uma faquinha, soltar as bordas do bolo. Na hora de virar, colocar o prato ou tábua onde o bolo vai ficar por cima da fôrma e virá-la de uma só vez.

Em uma pequena panela, em fogo baixo, juntar o açúcar da calda e o suco de limão. Deixar até levantar fervura e o açúcar derreter. Desligar e espalhar sobre o fundo do bolo. Deixar descansar uns 10 minutos para o bolo absorver a calda.

Desvirar o bolo e, por cima, colocar mais um pouco da calda.

Agora é só esperar esfriar para provar…

O bolo vai ficar com algumas partes mais doces e outras mais azedas, mas o contraste é bem interessante.

Bom apetite!

DICA:

a) Uma xícara de chá possui um volume de 240 ml.
b) O açúcar demerara deixa o bolo mais leve do que a versão com açúcar mascavo.
c) Não sou muito fã de leite de soja, mas quando preciso usar algum, dou preferência para o Pura Soja da linha Mais Vita da Yoki, que, segundo o fabricante, é elaborado somente com extrato de soja e água, sem aromatizantes, espessantes nem conservantes.
d) O leite também pode ser substituído por água. Também já fiz com suco de laranja e água e ficou muito bom. Aliás, acho até mais gostoso.
e) Como eu gosto do bolo mais azedinho, para fazer a calda, coloco o suco de 2 limões taiti e 1 limão siciliano (adoro o perfume desse tipo de limão). Quem gostar mais docinho, pode aumentar a quantidade de açúcar da calda e usar apenas dois limões. Quanto mais açúcar, mas grossa a calda fica. Se ficar muito grossa, melhor colocar só por cima do bolo.

2 comentários em “Bolo de Limão

  1. Oi, Mari!No bolo das fotos, usei o açúcar mascavo.Com o demerara, o bolo fica mais fofinho, mas com o mascavo, fica mais nutritivo! ;-)Teste e me dia sua preferência…Beijos

    Curtir

Deixe um comentário