Cozido de Legumes com Bacalhau ao Curry

Essa receita foi criada há alguns anos pela chef de cozinha que mais admiro nessa vida: minha mãe!
Excelente receita para os finais de semana!!!
Geralmente fazemos o cozido de legumes com bacalhau e não de bacalhau com legumes, ou seja, os legumes são os ingredientes principais. Nesse caso, usamos lascas de bacalhau de boa qualidade.
Todavia, quem quiser, pode aumentar a quantidade de bacalhau e, até mesmo, substituir as lascas por lombo de bacalhau, transformando-o em um cozido de bacalhau com legumes. Vai do gosto do “freguês”…
Descubra a sua forma preferida também!

INGREDIENTES:

– 300g de lascas de bacalhau dessalgado (vide dica “a”)
– 1 cebola descascada
– 1 cenoura
– 1 cará médo descascado
– 1/3 de nabo
– 3 pimentas dedo-de-moça
– galhos de agrião a gosto
– 1 colher de sopa de curry em pó
– 4 colheres de molho branco à base de água (vide receita da Lasanha Vegetariana – não colocar orégano)
– 2 colheres de sopa de óleo de girassol

MODO DE FAZER:

Antes de tudo, lavar bem todos os ingredientes.

Cortar a cenoura e o nabo em fatias de aproximadamente 3 mm com o formato de meia-lua.

Cortar o cará em fatias com tamalho semelhante à cenoura.

Cortar a cebola em cubos.

Colocar a panela no fogo alto, acrescentar o óleo e, assim que aquecer, adicionar a cebola, refogando-a.

Acrescentar as lascas de bacalhau.

Adicionar as fatias de nabo, cará e cenoura. Por cima, colocar as três pimentas inteiras. Acrescentar água filtrada até cobrir o cozido e 1 colher de chá de sal. Após ferver, tampar e deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.

Após esse tempo, destampar e provar o cará para verificar se está cozido. Aproveitar e verificar o sal, corrigindo-o se necessário.
Adicionar 1 colher de sopa de curry em pó, espalhando-o por cima do cozido.

Deixar cozinhando em fogo baixo por uns 5 minutos para incorporar o curry ao cozido. Se necessário, acrescentar um pouquinho de água.

Acrescentar o molho branco à base de água feito de acordo a receita postada na Lasanha Vegetariana, não adicionando o orégano usado lá.

Misturar delicadamente para engrossar um pouco o caldo, deixando-o mais cremoso.

Por fim, colocar os galhos de agrião por cima do cozido deixar mais uns 5 minutos até que as folhas murchem, conforme a foto abaixo.

Gostamos de comer com arroz integral (clique aqui para ver a receita) ou gohan (arroz japonês), mas pode ser servido com qualquer tipo de arroz.

Para quem quiser o cozido mais picante, pegar uma pimenta dedo-de moça do cozido e amassar com a comida no prato.
A quantidade desta receita serve 3 a 4 pessoas.
Bom apetite!

DICAS:
a) Para dessalgar o bacalhau, utilizar as dicas desse site: Dicas de Bacalhau. O autor indica o tempo necessário para dessalgue para cada tipo de apresentação do bacalhau (posta, posta alta, lascas). O desenho dos relógios indica de quantas em quantas horas deve ser trocada a água na qual o bacalhau fica de molho. No caso do bacalha desfiado o processo leva aproximadamente 6 horas, conforme figura retirada daquele site:


BACALHAU DESFIADO: 6 horas



b) Se não quiser esperar as 6 horas do bacalhau desfiado, deixá-lo de molho por umas 2 horas, trocando de água a cada 40 minutos. Além disso, só colocar sal no cozido depois de prová-lo e observar que é necessário.


c) Utilizo o curry em pó mais comum no mercado, mas podem ser usados outros tipos, inclusive o curry em pasta.
 
d) A tendência é o bacalhau se desmanchar e ficar em pedaços menores, dando sabor ao cozido. Todavia, se a ideia é colocar pedaços maiores de bacalhau, cozinhar os legumes por alguns minutos antes de colocá-lo.


3 comentários em “Cozido de Legumes com Bacalhau ao Curry

  1. UAI, mas não karê pode ser vegetariano ou sea food ou qualquer outra coisa.Parece que aqui todo mundo faz a mesma receita, com a diferença de alguns serem mais ralos outros não.Já vi um professor de gastronomia querendo dizer que karê deveria ser dessa maneira que encontramos aqui mas nunca comi no Japão um karê parecido com o nosso.Olhando direito as fotos, esse prato que você fez É um karê e parece que ficou muito apetitoso.A maneira que aprendi e faço, é dar uma tostadinha na farinha de trigo e depois juntar o curry e esquentar um pouco também, não sei se realmente faz diferença mas dizem que esquentando você consegue liberar mais os sabores, não sei.Legal são as casas especializadas em karê do Japão, a maioria tem um mural com fotos de quem venceu o desafio de comer um karê rice de 1,3 kg em menos de 20 minutos e a maioria tem vários níveis de apimentado, desde o doce(sem pimenta) até o nível 5 para os mais corajosos.Tá vendo o TEMPEROS PELO MUNDO no GNT? Se não, talvez você goste, é um programa com 6 episódios e vai passar o 4º essa semana, o 1º foi sobre pimentas, o 2º sobre cravo da India e o 3º sobre pimenta do reino.Sei que domingo você consegue pegar o 4º as 12:00 e o 5º as 18:00.Ainda não consegui parar pra ler melhor teu blog mas farei.abs

    Curtir

Deixe um comentário