Suco Cremoso de Maçã

Essa é receita é de Dona Bernadette Kikuch, professora da Alimentação Vitalícia, tendo sido uma das sobremesas mais comuns da minha infância.

Refrescante e cremoso, o suco cremoso é uma ótima opção para crianças e para qualquer pessoa que queira evitar o consumo de açúcar.

Antes de tudo, é necessário preparar uma receita da Compota de Maçã, preferencialmente usando a maçã do tipo Fuji.




INGREDIENTES:
 – Aproximadamente 1000 ml de Compota de Maçã
– 3 colheres de sopa de polvilho (fécula) de araruta
– 1/2 limão
– Aproximadamente 300 ml de água

COMO FAZER:

Encher o copo do liquidificado até a marca de 1000 ml de compota de maçã.

Acrescemtar água até a marca de 1300 ml e bater bem.

Após bater bem a compota, transformando-a em um suco mais grosso, despejar em uma panela e deixar em fogo alto até ferver, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Em seguida, passar para fogo baixo.
Em seguida, diluir 3 colheres de sopa de araruta em um pouco de água.

Ainda em fogo baixo, acrescentar a araruta, mexendo para não empelotar.

Deixar fervendo por aproximadamente 3 minutos, acrescentar o suco de 1/2 limão e desligar.


Servir gelado.

Refresque-se e delicie-se!

Bom apetite!

DICAS:

a) O polvilho (ou fécula) de araruta tem diversas propriedades, dando uma textura mais cremosa ao suco. Todavia, não é muito fácil de ser encontrado. Achei uma matéria da Folha de São Paulo (clique aqui) que conta um pouca da história dessa raiz. Eu comprei de um produtor da Bahia no site Araruta da Bahia.

b) Caso a maçã usada seja do tipo Gala, não é necessário acrescentar limão, pois ela já é mais ácida.

c) Caso se deseje um suco mais ralo (e menos doce), deve-se aumentar um pouco a quantidade de água e diminuir a quantidade de araruta. Caso se queira um suco mais doce, usar a maçã Fuji e diminuir a quantidade de água.

d) Quem não gosta de limão, pode substituí-lo por canela, alterando um pouco o sabor da receita original.


4 comentários em “Suco Cremoso de Maçã

  1. Oi, Ti!Nunca achei em Brasília… Já comprei no Mercado Municipal de São Paulo e também já comprei desse site da Bahia (http://ararutadabahia.loja2.com.br), que não é barato, mas é boa.Infelizmente, não é fácil encontrar araruta verdadeira… Muitas vezes vende-se polvilho como se fosse araruta,Tudo de bom!

    Curtir

  2. Oi! Maíra do céu! Só vi hj esta resposta, acredita? pq tava fuçando seu blo e resolvi dar uma checada, desculpe a grosseria…Pois é, minha preocupação é esta, pq sei q mta gente compra gato por lebre. na verdade, na maioria das vezes…Vou dar uma olhada neste site.beijão e obrigada, Tiana

    Curtir

Deixe um comentário