Vieiras com Shimeji

Vieiras…
Vim a conhecer esse ingrediente há apenas uns 3 anos. Adorei a descoberta!
Quando bem feitas são macias e suaves.
Nessa receita, a textura macia e o sabor levemente adocicado da vieira se contrapõem com o salgado do shoyu e a textura um pouco resistente do shimeji (clique aqui para ver mais dicas sobre o preparo de shimeji). A essa fusão de sensações, adiciona-se um toque de picância e o verde da salsinha.
Apesar de ser um ingrediente caro, as vieiras podem ser compradas em pequenas quantidades, de forma a darem um toque especial à refeição.

Experimentem! 

INGREDIENTES:

– 350g de vieiras candenses
– 1 bandeja de cogumelos do tipo shimeji (aproximadamente 200g)
– 1 pimenta dedo de moça picada em pedaços pequenos (se quiser mais suave, diminuir a quantidade)
– 5 dentes de alho ralados
– 3 colheres de sopa de saquê
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Óleo de girassol
– Óleo de gergelim
– Shoyu a gosto
– Salsinha picada a gosto

MODO DE FAZER:

Em geral, o ideal é que o shimeji não seja lavado, mas caso não confie na higienização do produto, passá-los rapidamente por água corrente e escorrer bem. Os cogumelos funcionam como esponjas e absorvem muita água. Em seguida, separá-los em tufos menores.

Aquecer uma frigideira, adicionar uma colher de óleo de girassol e uma colher de óleo de gergelim e, em seguida, refogar o shimeji. Colocar uma pitada de sal e mexer de vez enquando. Juntar a pimenta dedo-de-moça picada.

Adicionar 2 colheres de sopa de saquê e, em seguida, shoyu a gosto.

Reservar o cogumelo em um recipiente. Temperar as vieiras com sal, pimenta do reino e alho ralado.

Aquecer novamente a frigideira, untando-a com óleo de girassol. Quando estiver bem quente, colocar as vieiras. Deixe grelhar de um lado por aproximadamente 1 minuto. 

Virá-las e deixá-las mais 1-2 minutos. Acrescentar 1 colher de sobremesa de shoyu.

Juntar os cogumelos grelhados e salpicar com cebolinha picada. Misturar delicadamente e desligar.

Pronto! Uma deliciosa entrada para o seu jantar.

Bom apetite!!!

DICAS:

a) Para ficar mais picante, utilizar as sementes da pimenta. Para ficar mais suave, retirar as sementes e usar apenas metade da pimenta.
b) Em Brasília, não encontro vieiras frescas. Nesse caso, é importante tirá-las com antecedência do congelador e deixá-las descongelando na geladeira.
c) As vieiras possuem um cozimento muito rápido. Caso passe do tempo, elas ficarão ressecadas e borrachudas. O ideal é que fiquem ligeiramente mal passadas por dentro para que terminem de cozinhar com o calor.

d) Caso não tenha o óleo de gergelim, substituí-lo por azeite, o qual também pode ser utilizado para grelhar as vieiras.

4 comentários em “Vieiras com Shimeji

  1. Quando tiver chances, coma um nigirizushi de vieiras(se é que nunca comeu, né)Acho que é meu sushi preferido, éé muuuuuito bom!!!!Vieras feitas só na mateiga e shoyu é uma delicia, principalmente se forem feitas na frente da loja onde são vendidas e você comendo de pé, todo encapotado, com temperatura negativa, com a calçada cheia de neve e o nariz escorrendo!!! rsrsFeitas no azeite deve ficar tão gostosas quanto.abs

    Curtir

  2. Olá! Provei nigirizushi de vieiras em Portugal. Delícia! Em Brasília, eu nunca vi. Talvez porque não as tenhamos frescas por aqui. Onde é essa loja que você descreceu? No Japão? Deve ser bom demais!!!

    Curtir

  3. Olá, Maria!Bela receita. Vi que você é de Brasilia. Gostaria de saber se você já experimentou as vieiras com shimeji do restaurante NeuwKoto. Essa sua receita me parece ser igual ao que eles fazem e, se já tiver experimentado esse prato no restaurante, gostaria de saber se o sabor fica semelhante.Obrigado! Matheus

    Curtir

  4. Olá, Matheus!A receita foi inspirada na vieira do New Koto, meu restaurante preferido em Brasília.Para ficar mais parecido, coloque manteiga. É que só uso azeite em casa.Espero que goste do resultado!

    Curtir

Deixe um comentário