Tataki de Atum

A pedido de minha amiga Carolina Machado, postarei hoje a receita do Tataki de Atum.
Há algum tempo, postei a receita do Ceviche de Atum (ok… está mais para carpaccio), sendo o tempero deste tataki bem parecido.
Se servido como entrada, a quantidade da receita serve 2 pessoas. 

INGREDIENTES:
– 200g de filé atum fresco.
– 1/2 cebola cortada em cubos
– Suco de 1 limão siciliano ou de 1/2 limão tahiti
– 1 colher de sopa de aceto balsâmico
– 2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
– 1 colher de chá de azeite extra virgem
– 2 colheres de chá de óleo de gergelim
– 1 colher de sopa de furikake (opcional)
– Pimenta do reino a gosto
– Cebolinha picada a gosto

MODO DE FAZER:
Picar a cebola em cubos pequenos (tipo de corte conhecido como Brunoise).
Cortar, com uma faca afiada, o filé de atum em cubos de aproximadamente 2 cm³ (ou um pouco menor, ou em retângulos de 2 x 1 x 1 cm, de acordo com a preferência), colocando em um recipiente fundo.

Por cima do peixe, acrescentar a cebola picada. Em seguida, acrescentar o suco de limão, o aceto balsâmico,o shoyu, o azeite, o óleo de gergelim e a pimenta-do-reino. Misturar tudo e provar o tempero. Caso necessário, acrescentar mais um pouco de suco de limão e/ou de shoyu.

Deixar na geladeira por 10 minutos para marinar levemente.
Após esse tempo, passar para o recipiente em que o tataki vai ser servido (pode ser um prato fundo ou um bowl). Por cima, salpicar o furikake e a cebolinha.
Pronto! Servir de entrada de um almoço ou jantar!

Bom apetite!
DICAS:
a) Gosto de fazer de atum, mas também pode ser feito com um mix de peixe branco (robalo, pescada amarela, tainha, etc), atum e salmão. Sempre tomar o cuidado de retirar os espinhos. Algumas peixarias já deixam o filé de peixe cortado no ponto para fazer sashimi, se solicitado, de forma a vir sem pele ou espinhos.


b) As medidas de tempero são uma referência e variam do gosto de cada um e do tipo/marca do produto utilizado.

c) O furikake é um tempero japonês geralmente usado sobre o arroz (gohan). Gosto de usar o “TAF501 – Furikake Triângulo Noria Katsuo 40g Urashima” – pacote azul, pois acho que combina bem com o tataki. Geralmente, é encontrado nas mercearias japonesas. Não gosto muito daqueles que têm ovo na composição.


d) Na falta do furikake, substitua por alga nori picada em pedaços bem pequenos um pouco de gergelim torrado.

13 comentários em “Tataki de Atum

  1. Tataki é gostoso demaaaaaaaaaaaaaaaaaaais! E com receita do Tampopo entra logo no topo da minha lista de prioridades gastronômicas, ainda mais sendo tão facinha 😉

    Curtir

  2. Carol e Maurício, vocês podem comprar atum na Peixaria do Guará (na feira do Guará) ou na Ueda (408 sul). Geralmente, tem atum nos dois lugares. Depois, me contem!Beijos

    Curtir

Deixe um comentário