"Iogurte" Fermentado de Coco

Ano passado postei a receita do Iogurte de Coco e Frutas Vermelhas, receita da querida nutricionista Camila Freire. Várias pessoas fizeram e aprovaram!
A receita de hoje é baseada na anterior, mas utilizo o tibico (também conhecido como kefir de água) para fazer uma fermentação caseira e agregar probióticos ao “iogurte”.
Foto de Bruno Ayub

 INGREDIENTES:

– 250g  de coco seco (aproximadamente a polpa de 1 coco seco grande)
– 550 ml de água
– 1 e 1/2 colher de sopa de agar agar (alga para gelatina)
– Extrato de baunilha em gotas ou a própria fava (opcional)
– 100 ml da água de kefir
– 1 limão
– 100 ml de qualquer leite vegetal

MODO DE FAZER:

Descascar o coco usando as dicas da receita do Leite de Coco Caseiro. Picar o coco e colocar no copo do liquidificador.
Leite de Coco
Aquecer 450 ml de água até que fique morna (não muito quente) e acrescentar ao coco, batendo por uns 3 minutos.
Usar um voal (ou qualquer outro pano fino e limpo) para coar o coco e extrair seu leite.
Diluir o agar agar (gelatina de alga) em 100 ml de água e levar ao fogo em uma panela pequena até levantar fervura, mexendo bem. Vai virar um creme grosso de gelatina. 
Agregar o leite de coco aos poucos, mexendo para diluir bem a gelatina. Desligar o fogo, sem deixar ferver.  Pode-se bater no liquidificador para misturar caso a diluição não seja completa. Nesse momento, acrescentar a baunilha, caso tenha optado por usá-la. O conteúdo de uma fava ou 5 gotas de extrato são suficientes (não use a essência artificial).

Esperar ficar morno (aproximadamente 45ºC) e misturar a água de kefir.

Despejar tudo em um recipiente de vidro ou plástico (prefiro usar o vidro) e tampar. Deixar em fermentando em temperatura ambiente por 8 a 12 horas. Quanto mais calor, mais rápida será a fermentação. Após esse período, guardar na geladeira.

Como resultado, teremos uma gelatina consistente (e fermentada) de coco.

Gelatina de Coco

Agora teremos algumas opções para ter um “iogurte” bem cremosinho:

a) Bater no liquidificador (ou mixer) com frutas, como foi feito na receita anterior (clique aqui) em que usei framboesa e amora.

Com Framboesa
Com Amora

b) Bater no liquidicador (ou mixer) com qualquer outro leite vegetal e suco de limão.

Neste caso, pode-se bater com leite de arroz, ou de castanha, ou de coco. A medida desta receita dá para 4 porções, de forma que eu deixo para bater a porção na hora de comer.  Segue um exemplo:

Dentro do copo de um mixer (eu prefiro o mixer, mas pode ser liquidificador), colocar 1/4 da gelatina picada em pedaços menores, sumo de 1/2 limão e 100 ml de leite de coco. É só bater até ficar bem cremosinho e pronto! Se quiser um pouco mais ralo, é só acrescentar um pouco mais de leite vegetal ou água de kefir.

É importante observar que o “iogurte” não foi adoçado. Se desejar, pode-se adoçá-lo no momento de bater com o sumo de limão ou servir com mel (ou agave) e granola, como na foto.

Fotos de Bruno Ayub

Bom apetite!!!

DICAS:

a) Se não tiver kefir, usar 550 ml de água para fazer o leite de coco e, no momento de colocar o kefir, substitua por 2 envelopes de probióticos. Geralmente, são encontrados em farmácias ou mercados de produtos naturais.
b) Como cada organismo reage de uma forma, tente reparar nos efeitos do probiótico no próprio corpo. É comum a sensação de inchaço abdominal nos primeiros dias. Com o decorrer do uso, a flora intestinal vai entrando em equilíbrio.
c) A gelatina pode ser conservada na geladeira por, aproximadamente, 5 dias. Dessa forma, fazendo-se no domingo à noite, é possível ter “iogurte” de coco a semana quase toda. Eu costumo dividir 1 porção com meu marido e ficamos satisfeitos.
d) O único problema relatado com a receita anterior foi que, no casos de algumas pessoas, a gelatina não endureceu. Isso pode ter ocorrido pela qualidade do ágar-ágar (alga da gelatina). É importante comprar uma boa marca. Infelizmente, as marcas baratas não endurecem a gelatina. Tenho observado que, quanto mais clarinho o pó, melhor a qualidade também. 
e) O coco usado para fazer o leite de coco pode ser usado para tirar um segundo leite. Basta colocar para bater com um pouco mais de água morna (apenas o suficiente para bater) e expremer bem o voal. Este leite será mais ralo, mas pode ser muito bem usado para bater a gelatina de coco, transformando em “iogurte”.

2 comentários em “"Iogurte" Fermentado de Coco

  1. Olá amigos, tenho doação colaborativa de Kefir e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691 para combinarmos sobre o envio.Tenho os seguintes Probióticos para Doação:Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Iogurtes Infinitos: Caspio, Viili, Bulgaricus, Filmjolk.Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691

    Curtir

Deixe um comentário