Robalo Grelhado e Food Revolution Day

Hoje é o Food Revolution Day!!!

O que é o Dia da Revolução Alimentar? Trata-se de uma iniciativa de alcance mundial.

“O Dia da Revolução Alimentar, em 19 de Maio, é uma oportunidade para pessoas que gostam de comida se unirem para compartilhar informações, talentos e recursos; para transmitir os seus conhecimentos e destacar as questões alimentares do mundo. Em todo o mundo, as pessoas trabalharão juntas para fazer a diferença. O Dia da Revolução Alimentar diz respeito a se conectar com a sua comunidade por meio de eventos em escolas, restaurantes, empresas locais, jantares e mercados de agricultores. Queremos inspirar a mudança nos hábitos alimentares das pessoas e promover a missão: melhor comida e educação para todos.” (Tradução Livre – Site Oficial em inglês)

Em homenagem a esse dia, postarei uma receita fácil e saudável: Robalo Grelhado. Assim, todos podem testá-la!

A receita é bem rápida, podendo ser feita com o peixe fresco (sempre a melhor opção) ou descongelado (opção mais prática).

INGREDIENTES:

– 600g de filé de robalo
– azeite extra virgem
– sal
– pimenta do reino

MODO DE FAZER:

Em um recipiente, temperar o peixe com azeite, sal e pimenta do reino a gosto e deixar descansar por 10 minutos.

Aquecer uma frigideira com 3 colheres de sopa de azeite.

Colocar os pedaços de peixe na frigideira com o lado onde ficava a pele virada para baixo. Deixar grelhando, em fogo médio, até dourar a parte de baixo, de 5 a 10 minutos.

Virar o peixe e deixar grelhar por mais alguns minutos até dourar o outro lado.  

Em seguida, virar novamente o peixe e baixar o fogo. Perceber que na lateral do filé a cor e a textura do peixe vão mudando da borda para o centro. Esse é o sinal de que o peixe está cozinhando por dentro.
Quando estiver cozido por inteiro, o robalo está pronto!
Para ter certeza de que está cozido por dentro, pode-se espetar um garfo. Se ele afundar sem nenhuma resistência no meio do filé, é porque o peixe está pronto.

Servir com arroz e uma salada orgânica. Além disso, regar o peixe com um fio de azeite extra virgem e umas gotinhas de limão.

Bom apetite!!!

DICAS:

a) Na hora de comprar o filé de peixe, escolha um robalo inteiro bem bonito e peça para o peixeiro tirar o filé (sem a pele). Assim, garante-se um peixe mais fresco.
b) Outra dica é dividir o filé em pedaços menores, do tamanho que serão grelhados. Separar os pedaços que serão feitos para a refeição do dia e congelar os demais. A melhor forma de congelar os pedaços embalando em saquinhos individuais, pois, na próxima vez que for fazê-lo, fica mais fácil para descongelar apenas a quantidade desejada.
c) Na hora de grelhar, não pressionar o robalo com a espátula, pois isso faz com que o suco do peixe escape, deixando-o ressecado.
d) Essa receita pode ser feita com qualquer tipo de peixe em filé. 

Deixe um comentário