Arroz Integral Temperado

Nossos hábitos alimentares, bons ou ruins, começam a ser formados na infância. Depois disso, mudá-los nem sempre é uma coisa fácil, principalmente quando se trata de acostumar o paladar a novos sabores.

A maioria dos especialistas em alimentação indica o arroz integral como alimento mais nutritivo, porém, nem todas as pessoas conseguem se acostumar com ele logo de início.
A primeira dificuldade é saber prepará-lo adequadamente e a segunda é acostumar o paladar a essa versão mais “robusta” de arroz.
Bom, para ajudar no primeiro caso, já postei uma receita básica para se preparar o arroz integral (clique aqui).
Para a segunda dificuldade, minha mãe criou  uma receita simples e saborosa de arroz integral temperado. Ela não deve ser consumida sempre, pois possui mais sal do que a versão básica, mas já ajudou muitas pessoas a se acostumarem com o arroz integral e depois começarem a comer a versão básica.

INGREDIENTES:
1 porção de arroz integral (clique aqui para ver a receita)
Shoyu a gosto
Cebolinha picada a gosto
Óleo de girassol
MODO DE FAZER:
Separar uma porção do arroz integral cozido, de acordo com a quantidade desejada para a refeição.
Aquecer uma panela wok (clique aqui para ler sobre esse tipo de panela) e colocar um fio de óleo de girassol. Se a porção de arroz for maior, colocar, aproximadamente, uma colher de sopa. Acrescentar o arroz e, como a ajuda de uma espátula, refogá-lo.

Quando o arroz estiver quentinho e os grãos começarem a ficar um pouco mais soltos (em torno de uns 5 minutos, dependendo da quantidade), acrescentar cebolinha picada a gosto e misturar.

Em seguida, acrescentar um pouco de shoyu para temperar, tomando cuidado para não salgar o arroz. Misturar e desligar logo em seguida.

Pronto! Basta servir…

O importante mastigar bem para assimilar tudo de melhor que o arroz integral pode proporcionar ao nosso organismo…

Bom apetite!

Deixe um comentário