Orientações Básicas de como fazer Kombucha em casa

O kombucha é uma bebida milenar, produzida a partir de chá ou infusão adoçados e fermentados com uma colônia simbiótica de bactérias e fungos chamada em inglês de SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast).

Trata-se de uma bebida probiótica, que auxilia na recomposição da flora intestinal. Apesar de ser conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde, recomenda-se que cada pessoa prove e observe os reais benefícios no próprio corpo.
Após a primeira fermentação, o chá fermentado (ácido e adocicado) pode passar por uma segunda fermentação, na qual é saborizado, transformando-se em uma bebida gasosa e com o sabor escolhido.

O interessante é que cada um pode produzir uma bebida probiótica e que tenha o sabor adequado ao seu próprio gosto.

Como preparar:

a)  Primeira Fermentação

A primeira fermentação consiste na produção do kombucha propriamente dito a partir da fermentação de chá verde (ou qualquer outro tipo de chá camelia sinensis, erva mate, café ou hibisco).

Proporção: 1 litro de água filtrada, 100 ml de kombucha pronto (ou 50 ml de vinagre de maçã orgânico se ainda não tiver kombucha), 1 mãe de kombucha (scoby), 6 g de folhas de chá/erva, 60 g de açúcar cristal orgânico. 
1) Em uma panela ou chaleira, ferver a água. Acrescentar o açúcar e deixar no fogo até que fique diluído. Em seguida, desligar o fogo e acrescentar o chá/erva escolhido. Deixar em infusão por 5 minutos e coar. Deixar esfriar.
2) Em um vidro esterilizado de boca larga, colocar o chá frio, os 100 ml de kombucha pronto (ou 50 ml de vinagre de maçã orgânico) e a mãe do kombucha. Cobrir com um pano ou papel toalha, prendendo com um elástico. 
3) Deixar fermentando, evitando mexer o vidro, em temperatura ambiente de 5 a 7 dias. Para saber se está bom, pode-se começar a provar a partir do quinto dia. O sabor deve ser levemente ácido, mas ainda com doçura.
4) O líquido fermentado já pode ser consumido ou pode ser usado para uma segunda fermentação, na qual pode ser saborizado. Após a primeira fermentação, uma nova colônia se formará na superfície do vidro. Guarde a colônia e 100 ml (10%) do líquido fermentado para repetir o processo e, assim, ter sempre kombucha em casa.


b) Segunda Fermentação (opcional)

A segunda fermentação consiste na saborização e gaseificação do kombucha, fazendo com que a bebida se transforme em uma espécie de “refrigerante”.
1) Misturar o kombucha com o suco, com pedaços de fruta e/ou uma especiaria. Use sua criatividade! Adicionar 1 colher de sopa de açúcar (opcional).
2) Colocar a mistura em uma garrafa e fechar bem. Garrafas PET são mais seguras. Deixar fermentando por 2 a 3 dias em temperatura ambiente.
3) Pronto! Basta colocar sua garrafa para gelar e aproveitar sua bebida refrescante, saborosa e saudável. 
Tim tim!

c) Sugestões de Saborização

As opções são infinitas. É bacana descobrir o que agrada mais ao seu paladar. Eu prefiro a bebida mais seca, por isso, raramente, uso açúcar na segunda fermentação.

Morango com Hortelã

– 350 ml de kombucha
– 100 ml de suco de maçã integral orgânico
– 3 morangos picados
– 3 folhas de hortelã picadas com a mão
– 1 colher de sopa de açúcar cristal/demerara orgânico (opcional)

Abacaxi com Cúrcuma

– 300 ml de kombucha
– 150 ml de suco de abacaxi
– ¼ de colher de chá de cúrcuma em pó
– 1 colher de sopa de açúcar cristal/demerara orgânico (opcional)


Cuidados:

–  Deve-se ter bastante higiene em todo o processo e cuidado para não haver nenhuma contaminação. O kombucha deve estar sempre coberto, pois pode atrair insetos.
– Se mofar, jogue tudo fora e comece de novo. 
– É normal ter resíduos de fermentação durante todo o processo.
– O ideal é começar o consumo aos poucos e sentir o efeito no corpo, aumentando a quantidade gradativamente.
– Muito cuidado ao fazer a segunda fermentação em garrafas de vidro, elas podem estourar.
– A cada processo de fermentação do chá/infusão, uma nova mãe de kombucha será gerada. Para abrigar a mãe antiga, pode-se encher um vidro com chá adoçado e 10% de kombucha e ir colocando as mães mais antigas, criando uma espécie de “hotel” de mães de kombucha. Assim, haverá mães de reserva para casos de algo dar errado e para doar para outras pessoas. Não é necessário realizar a troca de chá semanalmente. 
1 – Scoby  2 – Experiências Diversas  3- Kombucha de morango com hortelã  4- Kombucha de morango com amora  
5 – Kombucha de seriguela com cúrcuma –  Fotografias de Bruno Ayub.


Referências:

– Come-se – O blog da Neide Rigo, de quem sou super fã, tem várias postagens incríveis sobre fermentação e plantas comestíveis não convencionais.

– Cia dos Fermentados – O Fernando e o Leo fazem um trabalho muito bacana sobre fermentados. No site deles, há receitas, datas de oficinas e produtos deliciosos.

– Livro: The Big Book of Kombucha (Hannah Crum e Alex LaGory) – em inglês – Quase uma bíblia sobre kombucha, traz dicas e receitas variadas.

Deixe um comentário