Fettucine ao Pesto com Camarões

Aproveitando o Molho Pesto, vou postar essa receita que eu adoro.

O camarão é um adicional extremamente saboroso, mas não é essencial. Por isso, quem não gostar ou não tiver na geladeira, pode fazer apenas Fettucine ao Pesto.

Como estou publicando essa receita de “pára-quedas” e ela não tem muito mistério, postarei apenas a foto do prato final:

Mas vamos ao que interessa:

INGREDIENTES:
300 gr de Fettucine (de grão duro)
Molho pesto a gosto
400 gr de camarão
Alho
Pimenta do reino
Azeite
Queijo parmesão
MODO DE PREPARO:
Temperar os camarões com alho, sal, pimenta do reino e um fio de azeite.
Cozinhar o fettucine até ficar al dente. Geralmente, o tempo do pacote funciona bem, mas é bom experimentar. Eu acabo deixando um pouquinho a mais.
Enquanto a massa estiver cozinhando, grelhar os camarões no azeite.
Quando estiver no ponto, escorrer a massa, reservando um pouco (aprox. 200 ml) da água do cozimento.
Em seguida, com a massa bem quente, misturar o fettucine, o pesto e a água do cozimento da massa em uma travessa. Essa água facilita o processo de mistura e faz com que a massa fique mais molhadinha. Ela deve ser em quantidade suficiente apenas para umedecer, não devendo haver a formação de caldo. Provar o sal e, se necessário, corrigi-lo.
Por fim, distribuir os camarões por cima da massa.

Opcionalmente, pode-se salpicar salsinha.

Servir com parmesão ralado.
DICAS:
a) Não é bom deixar o sal aparecer muito na hora de temperar, pois o parmesão já tem sal e cada pessoa pode adicioná-lo na quantidade desejada, já fazendo, por conseqüência, a correção do sal a gosto.
b) É muito importante usar um queijo de qualidade. O parmesão que uso é o Faixa Azul. Ele é muito mais saboroso se for comprado em pedaço e ralado em casa, além de ser mais econômico, pois um pedaço rende muito mais do que o saquinho de queijo ralado.
c) Para grelhar os camarões, utilizar uma frigideira antiaderente. Aquecê-la, no fogo alto, com um fio de azeite e jogar os camarões. Ainda com o fogo alto, dourá-los dos dois lados e, em seguida, abaixar o fogo para que cozinhem por dentro. Tomar cuidado para que não fiquem nem crus, nem “borrachudos”. O processo de cozimento deles é muito rápido e varia de acordo com tamanho.
d) Não temperar os camarões muito tempo antes de grelhá-los, pois o sal pode fazer com que desidratem muito. O ideal é temperá-los com uns 5 minutos de antecedência.

e) Nessa receita eu costumo usar a versão do Pesto Gourmet. Para quem gosta de temperos mais fortes e da massa mais verde, usar o Pesto Simples.

Buon Appetito!!!

5 comentários em “Fettucine ao Pesto com Camarões

  1. OláMuito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco (QUE TEM MUITAS COISAS ALÉM DE CARNE) que vale a pena conferir…WWW.TVCHURRASCO.COM.BR… Abçs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s