Patê de Tofu

Hoje essa receita é uma homenagem especial a minha avó japonesa, que faceleu ontem com 102 anos, carregando consigo uma bela história de vida (clique aqui para ler).
O patê de tofu tem como ingredientes principais dois produtos à base de soja: o tofu e o missô. O tofu é também conhecido como queijo de soja. Já o missô é uma pasta salgada feita à base da soja fermentada. Esse site (http://www.nippobrasil.com.br/zz_historia/culinaria/275.shtml) detalha algumas de suas características, além de dar a receita do missoshiro, sopa japonesa (adoro!) que também utiliza os dois ingredientes. Também a colocarei aqui no blog qualquer dia desses.
Desde criança, minha mãe faz esse patê para eu comer com pães e chapatis (ver receita). Salgadinho e saboroso, é um excelente substituto da manteiga para se comer no café da manhã.
Alguns amigos meus juram que combina demais com cerveja. Eu nunca testei…
Encontre você também uma boa combinação!

INGREDIENTES:

– 1/2 tofu (queijo de soja)
– Missô (pasta de soja)
– Cebolinha a gosto
– Azeite Extra Virgem a gosto

– Gaze fina

MODO DE FAZER:

Cortar o tofu em fatias grandes de aproximadamente 10 cm.
Prensar as fatias, envolvidas por um pano limpo (de uso restrito à cozinha), entre duas tábuas de cortar legumes, levemente inclinadas. Por cima, colocar um peso de aproximadamente 1 kg. Deixar descansando por 1 hora. Esse processo serve para tirar o excesso de água do tofu.

Em um recipiente com tampa, colocar uma camada de aproximadamente 1 cm de missô.

Envolver o tofu com a gaze e colocá-lo sobre a camada de missô.
Em seguida, cobri-lo totalmente com outra camada da pasta de soja.
Tampar a vasilha e colocá-la na geladeira. Depois de uns 7 dias, o tofu já pode ser utilizado para fazer o patê.
Para fazer o patê, retirar o missô, abrir a gaze e tirar o tofu.

Pode-se fazer o patê de duas formas:

a) Amassar bem o tofu com um garfo e ir misturando com azeite; ou

b) Misturar o tofu e o azeite em um processador. Essa forma faz o patê ficar mais homogêneo.

Por fim, acrescentar cebolinha picada em rodelas finas e misturar bem.

Servir com pães!
Bom apetite!
DICAS:
a) O tofu e o missô podem ser encontrados em empórios de produtos japoneses.
b) O tofu pode ficar em conserva por até 3 meses. Porém, após fazer o patê, dura aproxidamente uma semana.
c) Quanto mais tempo ficar na conserva, mais salgado ficará o tofu. Se necessário, ao preparar o patê, misturá-lo com um pedaço de tofu fresco para balancear o sal. Nesse caso, com a adição do tofu fresco, o patê dura, no máximo, 1 dia.
d) O missô pode ser reaproveitado 1 vez em outra conserva de tofu.

10 comentários em “Patê de Tofu

  1. Oi Maíra.Meu nome é Carla. E eu fiquei sabendo do Tampopo gourmet por sua mãe, quando ela foi ao seminário deste ano na escola Musso.E fiquei ansiosa para entrar no site. Assim que pude eu fui ver o Tampopo e desde então eu sempre dou uma olhadinha para ver as receitas novas.Encontrei várias receitas interessantes e já fiz duas: uma foi a sardella (que ficou muito saborosa!!!) e a outra foi a receita do patê de tofu, que meu companheiro adorouuu. Disse que foi o melhor patê que ele já comeu na vida.Eu gostaria de lhe agradecer por compartilhar essas receitas.Agradecida Carla.

    Curtir

  2. Olá! adorei esta receita e me senti inspiradíssima. Só tenho uma pergunta: a gaze pra cobrir o tofu é extremamente necessária? Se sim, onde comprar, lojas de produtos japoneses? Obrigada pelas receitas e parabéns pelo blog 🙂

    Curtir

  3. Oi, Carla! Muito obrigada pela visita!!! Que bom que você gostou das receitas que testou!Se quiser, pode fazer outras e me mandar fotos que eu posto no facebook.Espero que possa fazer vários outros testes!Abraços,Maíra

    Curtir

  4. Olá, Janilda!Fico feliz que a receita te inspire… Aliás, é essa a graça de fazer o blog: inspirar outras pessoas a se aventurarem nessa alquimia de alimentos.Olha, a gaze facilita muito o processo na hora de retirar o tofu de dentro da conserva de missô, mas você pode tentar fazer sem.A gaze é facilmente encontrada em farmácias e costuma ser barata. É a mesma utilizada e curativos.Abraços,Maíra

    Curtir

  5. Maíra,Definitivamente o melhor patê de tofu que já provei! Deixei 7 dias na geladeira e ficou beeeeeem salgado, e o sabor é incrível 🙂 Parabéns e obrigada por compartilhar esta receita, sua avó deve estar orgulhosa!

    Curtir

  6. Maira,Muito obrida pela receita do pate de tofu. Mal posso esperar para comprar os ingredientes e testar.Belo site otimas receitas.Parabens!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s