"CEVICHE" TROPICAL DE COCO

O “ceviche” de coco foi uma grande surpresa, pois não sou muito adepta de coisas que parecem mas não são. Gosto de sabores com personalidade e identidade. 

Todavia, confesso que tenho me surpreendido com alguns experimentos, como a receita de hoje e o “Iogurte” Fermentado de Coco. Lição: é importante dar chance aos sabores, independente do nome que eles recebam. 
Esta receita é uma versão vegana do ceviche tradicional. É uma ótima opção para os dias quentes, sendo você vegano ou não. O mais legal é que, em uma oficina culinária que dei no trabalho, o ceviche de coco fez sucesso com quem não gosta de coco, com quem não gosta de peixe cru e com quem adora a versão tradicional. Isso que é agradar a “gregos e troinanos”.
Caso prefira uma opção de ceviche com peixe, já publiquei o Ceviche ao Maracujá e o Ceviche de Atum, além de uma referência a uma receita de Ceviche Tradicional. E viva a diversidade!
Fotos de Bruno Ayub.
A quantidade da receita serve 3 pessoas.



Ingredientes:

– 2 ou 3 cocos verdes
– 1 caju
– ½ cebola roxa
– 8 tomates sweetgrape
– 1/3 de talo de salsão
– 1 pimenta dedo-de-moça ou bode (opcional)
– 1 colher de sopa de azeite
– sal e pimenta-do-reino a gosto
– sumo de 1 limão
– coentro a gosto


Modo de Fazer:

Cortar ½ da cebola roxa em julienne (meia-lua). Deixar molho em água filtrada por, pelo menos, 5 minutos para tirar o excesso de picância. Escorrer.
Picar a pimenta dedo-de-moça. Se preferir menos picante, tirar as sementes antes de picar.
Picar o coentro.
Cortar os tomatinhos em 4 pedaços.
Cortar o caju em cubos.

Cortar o salsão em brunoise (cubos pequenos).

Abrir os cocos verdes com um facão (e muito cuidado!) ou pedir para o vendedor abrir antes de levar pra casa. Se a polpa do coco estiver mais grossa (madura), 2 cocos são suficientes. Se estiver mais fina, o ideal é usar 3 cocos. Se estiver muito novo, não dá para fazer o ceviche, pois virará um creminho.

Com uma colher, tirar a polpa do coco, tirando a casquinha marrom que pode acabar saindo junto. Em seguida, cortar em retângulos de, aproximadamente, 4 x 2 cm. 
Em um bowl, juntar o coco verde, o caju, a cebola, a pimenta dedo-de-moça, o tomate e o salsão.
Por fim, temperar com o azeite, o sal, a pimenta-do-reino, o sumo de limão e o coentro a gosto. Provar e corrigir o sal ou a acidez.
Deixar marinar por 10 minutos na geladeira e servir.
Servir como entrada ou como uma salada no acompanhamento da refeição.

Bom apetite!

Deixe um comentário